Livros sem palavras: o que fazer com eles?

Equipe - Publicado na categoria Dicas de leitura em 29/03/2022


Um livro cheio de imagens mas sem nenhum texto, como funciona? Como “ler” um livro assim? Uma criança não precisa ser alfabetizada para passar muito tempo com uma história envolvente e cativante. É o caso dos livros de imagens, que com ilustrações ricas, com início, meio e fim, convidam as crianças a serem coautoras da história, algo que elas adoram fazer.

Um livro sem palavras conta uma história puramente através das ilustrações, e é uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento da alfabetização, pois envolve as crianças, independentemente do nível de leitura, na previsão, pensamento crítico, criação de significado e narrativa. Orientar a interação da criança com um livro sem palavras também pode desenvolver um vocabulário mais rico e uma maior compreensão da estrutura da história.

Para tirar o máximo da experiência com um livro sem texto, conduza a criança a observar tudo que há nele. Mostre a capa do livro, pergunte o que ela vê e quais pistas a ilustração dá sobre a história daquele livro. Leia o título, deixa que a criança crie hipóteses sobre a história que estão prestes a descobrir. E então, leia a história, junto com a criança, convidando-a a acrescentar à narrativa, adicionando efeitos sonoros e vozes diferentes. Incentive a criança a criar sua própria versão da história.

As crianças se divertem com essa experiência, e a repetem com frequência, e com adultos diferentes, pois cada pessoa contará a história de um jeito, e a narrativa estará em constante mutação, sempre ensinando coisas novas.

Para viver essa experiência diferente de leitura, selecionamos títulos que irão agradar tanto as crianças quanto os adultos:

A menina e o tambor

A árvore de dinheiro

A menina e o cavalo de asas

O gato e a menina

Tags:  leitura,  aprender com a criança,  editora yellowfante,  alfabetização,  educação infantil


Comentários