Grupo Autêntica

Autêntica Business Infantil e juvenil Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

Sobre nós

Autêntica completa vinte e dois anos de existência

Criada em 17 de setembro de 1997, a Autêntica Editora se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período tornando-se referência na área acadêmica. Sempre fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, diversificar o catálogo para atender às demandas de seu cada vez mais abrangente público, a casa tornou-se, em 2011, um grupo – o Grupo Editorial Autêntica. Com títulos em áreas variadas, o grupo possui quatro editoras: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de Ciências Humanas, literatura brasileira, literatura estrangeira e literatura infantil; a Editora Gutenberg, com títulos de interesse geral, cultura e entretenimento pra jovens e adultos; a Editora Nemo, destinada à publicação de quadrinhos, graphic novels e livros voltados ao universo geek; e a Vestígio, voltada para a publicação de romances policiais, suspense e clássicos do cinema, e o Autêntica Business, focado em administração de empresas, marketing e vendas.

Confira nossos prêmios →

Autêntica Editora

A Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf.

O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo.

Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Autêntica Infantil e Juvenil

Com coordenação da editora e escritora Sonia Junqueira, a Autêntica passou a publicar, desde 2008, títulos voltados para crianças: textos literários de qualidade, em linguagem adequada a várias faixas etárias, em livros visualmente atraentes ilustrados por grandes profissionais. Já são cerca de 135 títulos no catálogo, obras de autores e gêneros variados norteadas por princípios como a ética, a solidariedade, a aceitação do diferente, o diálogo criativo e coerente com o mundo e o enriquecimento intelectual, afetivo, emocional, sempre permeados por valores humanos e cidadãos.

Prova de que a seleção vem sendo criteriosa é que diversos livros do selo já foram contemplados em seleções de Secretarias de Educação de vários estados brasileiros e/ou escolhidos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). As obras No risco do caracol e Ouro dentro da cabeça, ambas de Maria Valéria Rezende, O tamanho da gente, de Murilo Cisalpino, ganharam o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL): a primeira em 2009, 2º. lugar na categoria infantil; a segunda, em 2013, 3º. lugar na categoria juvenil; e a terceira em 2010, como a terceira melhor ilustração de livro infantil ou juvenil; vários outros títulos foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo especialmente produzido para a Feira de Bolonha, na Itália.

Em 2015, o selo passou a investir em publicações de sucesso internacional para o público infantojuvenil, trazendo para o catálogo obras como os três primeiros volumes da Série Moomins. Traduzida para 49 idiomas e com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, a série, da autora finlandesa Tove Jansson, traz as ilustrações originais e edição com capa dura. Nesse mesmo ano foi lançada também uma edição especial de O Pequeno Príncipe, em duas versões - capa dura e brochura – traduzida por Gabriel Perissé, que procurou aproximar a linguagem do leitor de hoje sem perder o tom clássico e a poesia que imortalizaram a obra.

Em 2016, também em capa dura, serão lançados os dois primeiros volumes da série norueguesa Assustadora Stella, da jornalista e escritora Unni Lindell. A série já foi traduzida para diversos idiomas e é sucesso nos países nórdicos e em vários outros países da Europa, e chega agora ao Brasil por intermédio da Autêntica.

Compromisso com a Educação

Além de investir na qualidade de suas publicações e no compromisso com seus leitores, a Autêntica se firma como uma editora aliada a educadores, pesquisadores e demais envolvidos com a educação em suas várias vertentes. Por meio de coleções como Biblioteca Universitária; Ensino de Filosofia; Conversas com o Professor; Pensadores & Educação; Temas & Educação; Linguagem e Educação; e Literatura e Educação, a Editora segue fortalecendo, cada vez mais, seus canais de comunicação e aumentando sua fatia de participação no mercado editorial brasileiro. Consolidou-se como uma das editoras que mais tem sucesso em vendas governamentais, inclusive no PNBE do Professor. Em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Editora Autêntica publica a revista eletrônica Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, disponível gratuitamente no site.

Autêntica Business

Ao se atentar às constantes inovações dos processos administrativos, o selo Autêntica Business chega ao mercado brasileiro com obras essenciais aos vários segmentos do mundo dos negócios.

Antigo projeto da Autêntica Editora, o novo selo reúne em sua linha editorial o conhecimento clássico e a vanguarda dos negócios, além de publicar autores nacionais e internacionais que são referência no universo da administração. Destaque disso são os lançamentos previstos para 2017: clássico da área de vendas, o livro Receita Previsível (Predictable Revenue), dos norte-americanos Aaron Ross e Marylou Tyler chega às livrarias no primeiro semestre apresentando o fenômeno conhecido como Vendas 2.0.

Outro título também aguardado é Peter Drucker: Melhores Práticas (Drucker on Consulting), de William A. Cohen, o qual traz a seleção do melhor da obra do consultor considerado como o pai da administração moderna.

Com a proposta de oferecer títulos técnicos e de aplicação prática, as obras publicadas pelo Autentica Business abrangem as áreas de marketing, vendas, consultoria, empreendedorismo, liderança,finanças e demais segmentos da administração.

A fim de conquistar gestores e empreendedores que buscam atualizar tanto os conhecimentos especializados quanto as ferramentas de atuação no ambiente de negócios – cada vez mais competitivo e de rápida transformação -, a proposta é promover conhecimento e informação capazes de aprimorar a trajetória desses profissionais. “Queremos que os nossos leitores tenham a satisfação de adquirirem uma obra que valha a pena”, afirma Marcelo Amaral, editor do selo Autêntica Business. “Nosso desejo é construir uma relação de longo prazo com esses leitores, e sermos percebidos como uma marca que contribui para o seu aperfeiçoamento profissional”, complementa.

Editora Gutenberg

Criada em 2003, a Gutenberg é reconhecida principalmente por apostar na literatura nacional e investir fortemente em segmentos variados para os públicos jovem e adulto, sempre revelando novos talentos em diversos gêneros, como fantasia, romance, distopia, suspense, chick-lit, entre outros. Com um catálogo versátil, a editora também investe em romances históricos para entretenimento, biografias de personalidades da música, livros de negócio e light business, voltados para o público geral com uma linguagem mais acessível.

Entre os autores da casa, figuram best-sellers como Paula Pimenta e Bruna Vieira. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, Paula Pimenta é a escritora mais amada pelos jovens brasileiros, principalmente por estabelecer uma forte identificação entre seus personagens e seus leitores. Suas principais séries, Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, abordam com delicadeza e profundidade questões familiares, escolares e afetivas. Atualmente, ela é considerada a autora brasileira com mais livros vendidos na lista Nielsen-Publishnews.

Eleita a jovem brasileira mais influente em moda, comportamento e internet, com mais de um milhão de fãs na sua página do Facebook, Bruna Vieira publicou seu primeiro livro, Depois dos quinze, em 2012 e posteriormente lançou mais quatro títulos que juntos já venderam cerca de 300 mil exemplares.

Em uma parceria inédita entre Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças, a Gutenberg conquistou a liderança do ranking de livros mais vendidos por mais de 10 semanas com o título Um ano inesquecível, uma coletânea de contos ambientados em cada uma das estações do ano.

Seguindo com a premissa de revelar autores nacionais, a Gutenberg já publicou obras de romancistas como Anita Deak, Enderson Rafael, Leila Rego, Clarissa Corrêa, Maria Clara Mattos, Liliane Prata, e autores de literatura fantástica, como Eric Novello, Bárbara Morais, Felipe Castilho e Jim Anotsu.

Nomes frequentes nas listas de mais vendidos do mundo todo, como Leigh Bardugo, Mike Mignola, David Baldacci e Maya Banks também marcam presença no catálogo de publicações internacionais de destaque, além de Andrew Smith, Jennifer Brown, Jerry Spinelli e A.S. King, que abordam temas e discussões importantes como abuso sexual, questão de gênero e bullying.

Recentemente, a Gutenberg começou a apostar no segmento de romances históricos e contemporâneos com o objetivo de trazer histórias envolventes e inesquecíveis aos seus leitores. As principais autoras do catálogo são Tessa Dare, Sarah MacLean, Lisa Kleypas, Lorraine Heath, todas best-sellers do New York Times.

Editora Nemo

O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, a Editora Nemo foi criada.

A proposta inicial da Nemo era reunir nomes mundialmente reconhecidos das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que compõem o catálogo da editora estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, criador do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas, o genial Enki Bilal e o surpreendente Frederik Peeters. O catálogo é também composto por vários talentos dos quadrinhos nacionais, como Flavio Colin, Will, Lillo Parra, José Aguiar, entre outros. O time de autoras nacionais da Nemo conta com as premiadas quadrinistas Lu Cafaggi, Bianca Pinheiro, Fernanda Nia, Fefê Torquato e roteiros da best-seller Paula Pimenta.

Cumprindo com brilhantismo sua proposta inicial, a editora viu a necessidade de trazer também a publicação de graphic novels com temáticas de relevância, como questão de gênero, abuso sexual, misoginia e responsabilidade social para o Brasil. Céline Fraipont, Pierre Bailly, Ugo Bertotti, Mana Neyestani, Power Paola, Margaux Motin, Pénélope Bagieu, Julia Wertz e muitos outros incorporam o time de autores que prometem romances gráficos instigantes e inesquecíveis. Com a proposta de combater o preconceito existente no segmento, a editora agora aposta em publicações de autoria feminina para mostrar que, mais do que nunca, as mulheres têm produzido quadrinhos de qualidade no mundo todo.

Em 2015, a editora assumiu o desafio de publicar também livros voltados ao universo Geek, como as aventuras protagonizadas por personagens de LEGO e as que se passam no ambiente do jogo Minecraft. Destas últimas, A espada de Herobrine e A vingança de Herobrine, do brasileiro Jim Anotsu, encontraram grande repercussão, tendo seus direitos de tradução vendidos para países como Portugal, França, Alemanha e Reino Unido.

A direção executiva da Nemo é de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos.

Vestígio

O Grupo Autêntica lançou, em 2013, a Editora Vestígio. Criada para abarcar romances policiais, o objetivo é oferecer literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros e livros inspirados em clássicos do cinema.

Em seu catálogo, estão presentes autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspenses históricos, como Kristina Ohlsson, Pierre Lemaitre, Massimo Carlotto, Guillaume Prévost, Leena Lehtolainen, entre outros.

A Vestígio também aposta em publicações para o público juvenil, trazendo histórias de personagens icônicos da literatura policial, como Jack, o Estripador, e Sherlock Holmes, o detetive mais popular do mundo.

Livros-reportagem e livros investigativos inspirados ou que inspiraram obras cinematográficas também marcam presença no catálogo da editora. Entre essas publicações, está o ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016, Spotlight: segredos revelados, uma série de reportagens do jornal The Boston Globe que desvelou os casos de abuso sexual de crianças por padres católicos.

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.