Grupo Autêntica

Sobre nós

Autêntica completa vinte e sete anos
de existência

Criada em 1997, a Autêntica Editora se consolidou no mercado editorial brasileiro como referência na área acadêmica. Sempre fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, diversificar o catálogo para atender às demandas de seu cada vez mais abrangente público, a casa tornou-se, em 2011, um grupo – o Grupo Editorial Autêntica.

Com títulos em áreas variadas, o grupo possui sete editoras. A Autêntica Editora tem foco em livros nas áreas de ciências humanas, literatura brasileira e estrangeira e clássicos da literatura mundial; a Autêntica Contemporânea dedica-se a autores contemporâneos nacionais e estrangeiros de ficção, com especial atenção aos latino-americanos. Já a Autêntica Business se dedica à área de negócios, administração, marketing e vendas.

A Editora Gutenberg é especializada em livros de ficção para jovens e adultos; a Editora Nemo, destinada à publicação de graphic novels. A Editora Vestígio é focada em livros de não ficção, romances históricos e títulos de interesse geral; e a Editora Yellowfante traz publicações voltadas para o público infantil.

Saiba mais sobre cada um deles.

Autêntica Editora

A Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e começou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf.

O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Espinosa, e o Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro.

Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa a Walter Benjamin, Giorgio Agamben, Slavoj Žižek e Judith Butler. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo.

Autêntica Contemporânea

Em 2022, o Grupo deu início à Autêntica Contemporânea, dedicada à publicação de autores contemporâneos nacionais e estrangeiros de ficção, com especial atenção aos latino-americanos. A trinca que marcou a chegada do selo ao mercado foi composta por Planícies, do argentino Federico Falco; Mandíbula, da equatoriana Mónica Ojeda; e Esperando Bojangles, do francês Olivier Bourdeaut.

Os outros nomes estrangeiros que compõem o catálogo, que rapidamente alcançou reconhecimento por parte da imprensa e de formadores de opinião, são o uruguaio Daniel Mella, autor de O irmão mais velho; a italiana Giovanna Giordano, autora de Um voo mágico; e a sul-africana Deborah Levy, autora da trilogia autobiográfica composta pelos livros Coisas que não quero saber, The Cost of Living e Real Estate.

Entre os nomes nacionais, estão Marcela Dantés, autora de João Maria Matilde; Maria José Silveira, de Aqui. Neste lugar.; Ieda Magri, de Um crime bárbaro; e Silvana Tavano, de O último sábado de julho amanhece quieto.

Autêntica Business

O selo Autêntica Business chegou ao mercado brasileiro com obras essenciais aos vários segmentos do mundo dos negócios, reunindo em sua linha editorial o conhecimento clássico e a vanguarda dos negócios, além de publicar autores nacionais e internacionais que são referências no universo da administração.

Destaques na área são Receita Previsível: Como implementar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa, escrito pelos estadunidenses Aaron Ross e Marylou Tyler e que ocupa os primeiros lugares no ranking de vendas desde o seu lançamento; e Peter Drucker: Melhores Práticas – Como aplicar os métodos de gestão do maior consultor de todos os tempos para alavancar os resultados do seu negócio, de William A. Cohen, o qual traz a seleção do melhor da obra do consultor considerado como o pai da administração moderna.

A fim de conquistar gestores e empreendedores que buscam atualizar tanto os conhecimentos especializados quanto as ferramentas de atuação no ambiente de negócios – cada vez mais competitivo e de rápida transformação –, a proposta é promover conhecimento e informação capazes de aprimorar a trajetória desses profissionais.

Editora Gutenberg

Criada em 2003, a Gutenberg é reconhecida por investir fortemente em segmentos variados para os públicos jovem e adulto, sempre revelando novos talentos em diversos gêneros, como fantasia, romance, distopia, suspense, entre outros.

Um dos principais nomes do catálogo é a brasileira Paula Pimenta. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, é a escritora mais amada pelos jovens brasileiros, principalmente por estabelecer uma forte identificação entre seus personagens e seus leitores. Suas principais séries, Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, abordam com delicadeza e profundidade questões familiares, escolares e afetivas. Em 2021, uma notícia agitou os fãs: a adaptação de duas de suas obras para as telas. Fazendo meu filme chegará primeiro aos cinemas. Em seguida, será a vez do conto Um ano inesquecível – Inverno, que estreará pela Amazon Prime.

Outros nomes nacionais de peso integram o catálogo da editora, que tem se dedicado cada vez mais à difusão da literatura nacional, como Babi Dewet, Bárbara Morais, Bruna Vieira, Érica Imenes, Felipe Castilho, Fernanda Castro, Jim Anotsu, Keka Reis, Lavínia Rocha, Lila Cruz e Paola Siviero.

O catálogo internacional traz nomes como Tessa Dare e Sarah MacLean, os principais nomes da atualidade no segmento de romances históricos. Já na seara de fantasia, o destaque fica por conta de Stephanie Garber, autora das séries Caraval e Era uma vez um coração partido, que a levaram ao primeiro lugar da lista de mais vendidos do New York Times; e de Soman Chainani, autor da série A escola do Bem e do Mal.

Editora Nemo

O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, a Editora Nemo foi criada. A proposta inicial da Nemo era reunir nomes mundialmente reconhecidos das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. O objetivo foi alcançado, e hoje a Nemo é uma das principais editoras brasileiras especializadas na nona arte.

Pelo catálogo da editora já passaram os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, criador do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas e o genial Enki Bilal.

Atualmente, é conhecida também por ser a casa editorial de artistas como Adrian Tomine, Fabien Toulmé, Frederik Peeters, Aimée de Jongh, Chloé Cruchaudet e Pénélope Bagieu, entre outros, dedicando-se, assim, à publicação de títulos que favoreçam o entretenimento, mas também a reflexão, ao tratar de temas complexos e de grande importância social. É o caso da trilogia A odisseia de Hakim, que narra a vida de um refugiado sírio que é obrigado a deixar seu país natal devido à guerra; e de Degenerado, que vai discutir os papéis de gênero ao contar a história real de Paul, um soldado desertor da Primeira Guerra Mundial, que, para se esconder e escapar da pena capital, passa a se travestir.

A Nemo também conta com um grande time de talentos nacionais, entre os quais é possível citar Flavio Colin, Will, Lillo Parra, José Aguiar, Felipe Pan, Olavo Costa e Mariane Gusmão, além da premiada quadrinista Lu Cafaggi.

Vestígio

A Editora Vestígio foi fundada em 2013 e se dedica à publicação de livros ligados a grandes debates da contemporaneidade, como ensaios, reportagens, memórias e biografias. Entre os principais nomes de seu catálogo atual estão Amin Maalouf, Domenico De Masi, Federico Finchelstein, Giuliano Da Empoli, Lori Gottlieb, Mary Del Priore e Vladimir Safatle.

Giuliano Da Empoli é autor de Os engenheiros do caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. O livro se tornou a maior referência no Brasil no tema fake news, tendo sido lido e indicado pelos principais jornalistas, políticos e formadores de opinião brasileiros.

Outro best-seller publicado pela casa é Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb. Lançado em 2020, o livro segue, até hoje, como um dos campeões de venda do Grupo, por tratar, com seriedade e leveza, sobre a universalidade das questões que nos movem.

Esse sucesso estimulou, em 2022, a criação de uma nova linha editorial, composta de uma série de livros dedicados às relações humanas e ao comportamento fortemente apoiados em pesquisas científicas e, em muitos casos, na experiência do próprio autor ou autora. É o caso de Nação dopamina, escrito pela psiquiatra Anna Lembke; Terapia zen, escrito pelo psicanalista Mark Epstein; e Deixe a vida te consolar, de Christophe André, um dos maiores especialistas da França em psicologia das emoções.

Na seara de ficção, o selo destaca-se pela publicação de A morte é meu ofício, clássico de Robert Merle finalmente publicado no Brasil, setenta anos depois de seu lançamento original na França; Herança, de Miguel Bonnefoy, vencedor do Prix des Libraires em 2021; ou, ainda, dos best-sellers A gangue dos sonhos e Os garotos de Veneza, ambos escritos pelo italiano Luca Di Fulvio. Destaque também para os romances Mara, de Ritanna Armeni; Paris é para sempre, de Ellen Feldman; e O homem que escutava as abelhas, de Christy Lefteri.

Yellowfante

Com coordenação da editora e escritora Sonia Junqueira, a Autêntica passou a publicar, desde 2008, títulos voltados para crianças: textos literários de qualidade, em linguagem adequada a várias faixas etárias, em livros visualmente atraentes ilustrados por grandes profissionais. Já são cerca de 135 títulos no catálogo, obras de autores e gêneros variados norteadas por princípios como a ética, a solidariedade, a aceitação do diferente, o diálogo criativo e coerente com o mundo e o enriquecimento intelectual, afetivo, emocional, sempre permeados por valores humanos e cidadãos.

Em 2019 o selo foi rebatizado, passando a se chamar Yellowfante. O nome foi inspirado por uma das brincadeiras narradas no livro Inventadeira de besteira, eu?!, de Sonia Junqueira, que marcou a estreia do selo. Na sequência vieram outros grandes nomes da literatura infantil, como Chico Buarque e Ziraldo – que são, respectivamente, autor e ilustrador de Chapeuzinho amarelo e de Os saltimbancos, dois clássicos publicados pela editora –, além de Cidinha da Silva, Otávio Junior, Mirella Spinelli, entre outros.

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.