Contos tradicionais japoneses sob uma ótica feminista moderna. Quem vem?

Gutinha - Publicado na categoria Dicas de leitura em 20/12/2023


Lancei recentemente Onde vivem as monstras e essa belezinha já me trouxe muitos motivos de orgulho: teve matéria incrível na Revista Quatro Cinco Um, foi o livro escolhido para o Clube de Leitura da Japan House, em São Paulo, sem contar os feedbacks carinhosos que tenho recebido da minha comunidade. Golaço, eu diria.

left

E você, já conhece essa trupe de mulheres enviada do além para ajudar a aliviar a angústia das pessoas no mundo dos vivos?

Inspirado em contos sobrenaturais japoneses, Onde vivem as monstras é um livro repleto de yūrei e yōkai (fantasmas e monstros). As histórias são leves, inusitadas e bem-humoradas, e os personagens – fantasmas ou humanos – buscam encontrar seu lugar em um mundo que reprime sua individualidade.

>> Leia um trecho do livro aqui!


Veja 5 razões para embarcar nessa leitura:

#1: Histórias atualizadas

Os tradicionais contos de terror japoneses são reimaginados em um universo contemporâneo, trazendo personagens clássicas para a nossa realidade cotidiana.

#2: Japão & feminismo

A autora se destacou no Japão por suas críticas ao patriarcado: em suas histórias, as mulheres ganham protagonismo, mesmo que para isso precisem voltar do além.

#3: Personagens espirituosas

Esqueça os espíritos malignos das histórias originais: as fantasmas deste livro têm personalidade, carisma e ambições e farão de tudo para ganhar a confiança dos vivos.

#4: Contos que se entrelaçam

Personagens e histórias se cruzam nos mais estranhos contextos ao longo do livro, permitindo uma experiência de leitura ainda mais bizarra e divertida.

#5: Bom humor e leveza

Temas como morte, luto e sexismo são abordados com humor e criatividade, levantando questões importantes sobre as mudanças recentes na vida das mulheres japonesas.

Aoko Matsuda é uma escritora japonesa que vem se destacando dentro e fora do Japão por suas obras com críticas sagazes ao patriarcado, bom humor e criatividade. Em 2013, seu livro de estreia, Stackable, foi indicado aos prêmios Yukio Mishima e Noma Literary New Face, e em 2019, seu conto “The Woman Dies”, publicado na revista Granta, foi selecionado para o prêmio Shirley Jackson. Onde vivem as monstras recebeu o World Fantasy Award em 2021.

Onde vivem as monstras é o livro perfeito para mergulhar no folclore japonês e aprender mais sobre histórias rakugo e teatro kabuki! Leiam e me digam o que acharam lá no meu Instagram, Twitter ou Tiktok.

Arigatô!

Gutinha

Tags:  Editora Gutenberg


Comentários