Lavínia Rocha fala sobre a nova edição de "Entre três mundos"

Gutinha - Publicado na categoria Entrevistas em 31/10/2022


left


Entre 3 mundos, de “Lavínia Rocha”, é o primeiro livro de uma trilogia que fez história entre os fãs de fantasia e distopia, e eu tive o maior prazer em republicar. A nova edição acaba de chegar ao meu catálogo com o selo Gutinha de qualidade e uma nova capa belíssima, criada pela talentosa ilustradora e quadrinista Dika Araújo @dikaraujo.

A criatividade de Lavínia não tem limites e eu já tô ansiosa para a continuação dessa série sensacional. Enquanto aguardamos juntos, confira o bate-papo super inspirador que nós duas tivemos:

Gutinha: Como foi escrever um livro tão jovem?

Lavínia: É engraçado que, quando eu era novinha, não fazia ideia de que aquelas histórias um dia sairiam das pastas escondidas do meu computador para o mundo. Eu escrevia para me divertir, para canalizar minha criatividade e depois compartilhar com uma prima e uma amiga. Não era nada oficial, nem imaginava que isso se transformaria no meu trabalho!

Gutinha: Como surgiu a ideia para escrever Entre 3 mundos?

Lavínia: Entre 3 mundos é uma grande mistura de referências da minha adolescência. Eu era muito apaixonada pela série de livros “Poderosa – Diário de uma garota que tinha o mundo na mão”, do mineiro Sérgio Klein, em que a protagonista tinha poderes especiais, e de uma série de TV cuja protagonista viajava para outro mundo através de um portal. Foi assim que descobri que gostava de fantasia e que gostaria de inventar meus próprios mundos e poderes especiais.

A trilogia também carrega um pouco do que vejo ao meu redor, da minha vivência como mulher negra e da trajetória em busca da minha identidade racial.

Gutinha: De quais formas essa distopia contribui para o entendimento de pautas tão necessárias nos dias de hoje?

Lavínia: Gosto de como podemos nos descolar da realidade em uma distopia e, a partir disso, apontar problemas de um jeito mais fácil para depois estabelecer relações com o cenário em que vivemos. Por vezes estamos tão acostumados com as situações problemáticas a nossa volta que deixamos passar, mas, quando vemos algo semelhante em um universo diferente e com regras diferentes, é possível localizar as questões e em seguida refletir sobre nós mesmos.

Gutinha: Quem (qual público) você gostaria de impactar com a sua escrita?

Lavínia: Os adolescentes, de maneira especial. O livro fala sobre autoconfiança, autodescoberta e trabalho em equipe, que são conceitos complexos e em construção nessa fase da vida. Entregar algo com o que possam se identificar é o meu propósito como escritora.

Gutinha: Quais seus planos a curto e longo prazo?

Lavínia: Quero trabalhar na nova edição dos livros 2 e 3 da trilogia, estou empolgada para ver como as novas capas vão ficar! A longo prazo, gostaria de me aventurar por novos universos, quem sabe criar novos mundos fantásticos ou, de repente, me arriscar em outros gêneros?

Gutinha: Qual recado você deixa para quem quer começar a escrever?

Lavínia: Recado número zero: leia muito! Leia com olhos de escritor, observando como seus autores favoritos arrancam emoções de você, e tente fazer o mesmo em suas histórias. Mantenha um grupo de confiança que possa te dar retornos e fazer críticas com sinceridade (e carinho). Conheça o mercado editorial, vá a eventos sempre que possível, siga profissionais do livro nas redes sociais e aprenda como esse meio funciona. Publique de forma independente, conquiste leitores e faça com que o seu trabalho seja visto – isso ajuda muito a começar a construir uma carreira! E o mais importante de tudo: divirta-se!

Maravilhosa ela, né?

Lavínia entrega tudo neste livro! Leiam e depois me contem o que acharam lá no Instagram.

Veja também o vídeo da Lavínia Rocha no meu Tiktok se preparando para o lançamento de Entre três mundos em Belo Horizonte:

editoragutenberg Hoje tem lançamento de "Entre 3 Mundos" em BH e eu quero saber quem já está com a roupa de ir! :) O livro conta a história de Lisa, uma menina que descobre que a magia pode fazer mais parte da vida dela do que ela mesmo imaginava… A Lavínia Rocha, autora dessa história, te espera na Leitura do Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4.000 – União – BH – MG) hoje, dia 22 de outubro, às 16h, onde você vai poder conferir de perto mais detalhes sobre essa obra e já sair de lá com seu exemplar autografado. Esperamos vocês lá =) #booktokbrasil #booktok #arrumesecomigo #entre3mundos ♬ som original – Gutenberg

Tags:


Comentários