Guia dos audiolivros: quais são os seus diferenciais, onde ouvi-los e mais!

Equipe - Publicado na categoria Dicas de leitura em 20/05/2021


Conciliar uma rotina acelerada com as leituras nem sempre é uma tarefa fácil, mas já existem algumas soluções que facilitam o dia a dia dos leitores. Exemplo disso são os audiobooks ou audiolivros, formato que há alguns anos tem conquistado espaço entre os leitores.

Audiobooks são livros narrados por profissionais especializados e com produção sonora, características que proporcionam ao ouvinte uma experiência única de imersão na história. Atualmente é possível encontrar audiobooks dos mais diferentes gêneros, desde romances até negócios, por isso, é um formato indicado para todos os que se interessam por boas histórias.

A diversidade no catálogo também atrai pessoas que não têm o hábito da leitura, sobretudo pela praticidade. É possível escutar os audiobooks em qualquer lugar ou momento, bastando para isso ter acesso a uma das diversas plataformas que distribuem esse conteúdo. Outras vantagens também estão atreladas aos audiobooks, como, por exemplo:

  • Ajudam o leitor a desenvolver o pensamento crítico e analítico;
  • Trabalham a memória e a imaginação tal como os livros impressos;
  • Contribuem para a inclusão de pessoas com deficiência visual;
  • Servem como ferramentas para o processo de alfabetização em todas as idades.


Plataformas para adquirir seu audiolivro:

No mercado brasileiro existem diversas plataformas que oferecem catálogos variados de audiolivros. Elas se diferenciam principalmente pela maneira como o conteúdo é entregue ao usuário e pela forma de pagamento.

Selecionamentos algumas opções de plataformas nas quais estão disponíveis os audiobooks do Grupo Autêntica, veja só:


  • Google Play Store: a loja oficial do Google oferece aos seus usuários um catálogo extenso de audiobooks. Nela é possível adquirir o seu exemplar favorito e fazer o download para escutar no celular, tablet ou outro dispositivo, nos mesmos moldes dos e-books.
  • Kobo: conhecida pelos e-books, assim como a Google Play Store, a Kobo também oferece aos usuários um catálogo completo de audiolivros vendidos individualmente.
  • Storytel: por uma assinatura mensal, o usuário tem acesso ao catálogo completo de audiobooks da plataforma. A proposta é semelhante às plataformas de streaming de música ou série, portanto é a melhor alternativa para quem busca praticidade e variedade.
  • Tocalivros: é também um serviço por assinatura mensal com um catálogo extenso de audiolivros. Para utilizá-la, basta que o assinante faça o download do aplicativo e selecione os livros que deseja ouvir a qualquer momento.

Existem outras plataformas que também estão disponíveis no Brasil, e a tendência é que surjam cada vez mais opções. Que tal começar a experimentar a sensação de ouvir um livro agora mesmo?


Os títulos do Grupo Autêntica disponíveis em audiolivro:


O Grupo Autêntica possui diversos audiobooks, incluindo livros que estão entre os mais vendidos no formato impresso.

O mais recente lançamento é o audiobook de O engenheiros do caos, do cientista político Giuliano Da Empoli, publicado pela Editora Vestígio. O best-seller traz uma análise sobre como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos foram – e ainda vêm sendo – utilizados para movimentar o jogo político em todo o mundo.

O audiobook tem aproximadamente cinco horas de duração e está disponível nas principais plataformas, incluindo as que citamos anteriormente.


Escute uma prévia do audiobook de O engenheiros do caos:


Em breve teremos mais novidades no catálogo, mas, enquanto os lançamentos não chegam, aproveite para conferir outros títulos de sucesso que também estão disponíveis como audiolivros:

Clique aqui para conhecer o catálogo completo de audiolivros do Grupo Autêntica e escolha a plataforma ideal para ouvir seu próximo livro.

Tags:  audiobooks


Comentários