Quer viajar pelo mundo? Escolha uma graphic novel, aperte os cintos e faça uma boa viagem!

Equipe - Publicado na categoria Graphic Novels & HQ em 13/01/2022


Viajar pelo mundo é o sonho de muita gente, mas alcançar este objetivo nem sempre é possível. Porém, é possível encontrar uma maneira de fazer isso com o auxílio dos livros.
No diverso catálogo da Nemo existem obras de gêneros diferentes, temáticas variadas, origens e estilos distintos. É o diferencial da editora, que tem a diversidade e as temáticas sociais como carro-chefe. E em meio a tantas histórias, os cenários também são tantos que nos permitem conhecer lugares que jamais sonhamos visitar, através das páginas dos quadrinhos.

Conheça alguns deles:


Primeira parada: Estados Unidos
O primeiro país que iremos visitar é os Estados Unidos. Mais precisamente, a cidade de Nova York. Desbravamos a área ao acompanhar a autora Julia Wertz – que narra de forma irreverente e muito real sua chegada na cidade. Entre umas e outras é uma graphic novel autobiográfica que faz um passeio diferente, e muito engraçado, pela cidade que nunca dorme, conduzindo o leitor por caminhos que um turista jamais percorreria, mas revelando pedaços da vida de um nova-iorquino que todos vão se divertir descobrindo. Conheça a graphic novel.


Uma visita ao Canadá
Em seguida é a vez do Canadá. Em Nada a perder, do autor Jeff Lemire, o protagonista Derek Ouelette vive uma realidade tensa, marcada por um passado sombrio que o impede de colocar a vida nos eixos. Morador de uma pequena vila, ele narra sua rotina pacata até ser forçado a fazer uma escolha que jamais esperava fazer. Leia a história de Derek.


Jornada pela Turquia
Seguindo viagem partimos para a Síria, onde tem início a saga de Hakim, personagem principal da trilogia A odisseia de Hakim, escrita por Fabien Toulmé. No primeiro volume, acompanhamos o protagonista por uma difícil jornada, saindo de seu país natal em direção à Turquia. No volume 2 da trilogia, ele segue o caminho assustador até a Grécia. Enquanto tenta manter a família unida, o caminho de Hakim atravessa diversas fronteiras, até que no volume 3, depois de passar pela Macedônia, o périplo de Hakim chega ao fim com a entrada na França. Clique aqui para saber mais.


Seguindo pela França
A viagem continua, então, em território francês, ao lado do garoto Antoine e sua história junto à Hélène em Uma irmã, de Bastien Vivès. Em um passeio até Vannes, na região da Bretanha. Com Antoine, visitamos a praia, percorremos as ruas da antiga cidade ao mesmo tempo em que acompanhamos a relação do garoto e Hélène, a jovem que o faz viver os momentos mais intensos de sua vida. Quer conhecer esta história? Veja aqui.


Uma parada na Inglaterra
Seguimos para mais um país de língua inglesa, a Inglaterra. É a vez da história da autora Una em West Yorkshire. Entre suas idas à escola, os caminhos e trilhas pela pequena cidade, conhecemos o interior da Inglaterra e os acontecimentos reais que permeiam a história de Desconstruindo Una. Com uma retrospectiva de sua vida, a personagem explora os cenários de Yorkshire e sua experiência, forçando o leitor a refletir sobre a violência de gênero e suas diversas facetas. Conheça mais sobre a Una.


Visita ao Vietnã
Da Inglaterra, seguimos para o Vietnã, com Thi Bui, que documenta a difícil fuga de sua família após a queda do Vietnã do Sul, na década de 1970. Em O melhor que podíamos fazer, conhecemos a realidade da família no Vietnã em seu caminho em busca de um novo lar, até que alcançam os Estados Unidos, atrás de um futuro diferente. Saiba mais sobre a graphic novel aqui.


Última parada: A Índia contemporânea
Depois partimos rumo a Índia com O Alcazar, graphic novel escrita por Simon Lamouret, mais especificamente em um bairro residencial, nos dias de hoje, em uma cidade muito, muito grande. Acompanhamos a obra de um edifício e os personagens que coexistem nesse cenário, vindos de diferentes partes do país, com histórias, crenças e personalidades que se misturam à medida que o edifício é construindo em meio a uma paisagem urbana caótica e de tirar o fôlego. Conheça aqui

Tags:  dicas de leitura,  viagem,  HQs,  graphic novela


Comentários