5 graphic novels para ler em um dia

Equipe - Publicado na categoria Graphic Novels & HQ em 05/01/2022


Existem livros maravilhosos de todas as formas e tamanhos, e alguns deles têm o tamanho ideal para serem lidos em um único dia, independentemente de onde você estiver. Então, que tal aproveitar as férias de janeiro ou mesmo o final de semana para ler estas graphic novels que, apesar de curtinhas, têm tudo para ressoar em seu coração por semanas a fio?

Quer uma opção diferente para aproveitar os dias de verão? Então deixe a Netflix de lado e venha maratonar essas histórias incríveis. Confira nossas indicações de 5 graphic novels para ler em um só dia:

Gioconda, de Felipe Pan, Olavo Costa e Mariane Gusmão
Neste lançamento da Nemo temos a oportunidade de conhecer Francisco, um tímido faxineiro do Louvre que é apaixonado pela Mona Lisa. Em um belo dia, ele conhece uma jovem estranhamente parecida com a obra-prima de Leonardo da Vinci. Quais são os mistérios escondidos atrás de seu sorriso encantador? Vencedora do edital de quadrinhos do ProAC de São Paulo em 2020, Gioconda é uma doce celebração do amor pela arte – e também da arte do amor. O livro foi elogiado por nomes como Fabien Toulmé, quadrinista francês autor de best-sellers como “Não era você que eu esperava” e “Duas vidas”, e por perfis especializados em quadrinhos, como o Fora do Plástico (inserir link para o perfil).

Clique aqui e apaixone-se também por esta história.

O dia de Julio, de Gilbert Hernandez
Tudo começa no ano 1900, com o choro de um recém-nascido, e termina cem páginas depois, no ano 2000, com os últimos suspiros de um homem de 100 anos. O dia de Julio (originalmente serializado em Love and Rockets Vol. 2, mas nunca completado até agora), é a última graphic novel de Gilbert Hernandez, uma obra-prima narrativa elíptica e emocional que traça uma vida – de fato, um século em uma vida humana – em uma série de vinhetas cuidadosamente trabalhadas, sempre surpreendentes e cativantes.

Neste livro, há esperança e alegria, perseguição e luto, guerra (muita guerra – trata-se, afinal, do século XX), amor e corações partidos. Esta é uma história singular e autônoma que contribui para sedimentar a posição de Hernandez como um dos mais importantes e originais quadrinistas deste século, ou de qualquer outro.

Conheça essa história, que foi chamada até de “Os 100 anos de solidão” de Gilbert Hernandez, em referência à famosa obra de Gabriel Garcia Márquez, pai do realismo fantástico na América Latina.

Aprendendo a cair, de Mikael Ross
Na primeira graphic novel alemã publicada pela Nemo, vamos conhecer Neuerkerode, uma vila gerida inteiramente por pessoas com algum tipo de deficiência mental. Eles administram o restaurante local, o bar, o supermercado – eles estão no comando. É um lugar lindo, quase inacreditável, que realmente existe, e é lá que esta história se passa.

É para lá que se muda Noel, nosso protagonista, após perder a mãe, com quem vivia em um pequeno apartamento em Berlim. Ele precisa então se mudar para longe de casa, para um ambiente completamente diferente, onde pela primeira vez estará sozinho. Mas, ao mesmo tempo, também será a primeira vez que ele viverá com tantas outras pessoas.

Quer saber uma curiosidade sobre esse livro? O autor, Mikael Ross, viveu durante um tempo em Neuerkerode, de modo que pudesse criar essa história e seus personagens com o máximo de fidelidade. Quer saber mais? Clica aqui.

Vírus Tropical, de Power Paola
Vírus Tropical é uma saga familiar divertida e descolada, repleta de personagens cômicas e alopradas: um pai sacerdote que dá missas clandestinas em casa, uma mãe que lê o futuro nos dominós, uma irmã mais velha depravada, outra totalmente beata…

No meio dessa trupe, a caçula Paola tenta encontrar seu espaço e sua identidade. Com um traço fino, expressivo e cheio de detalhes, Power Paola nos mergulha no âmago dessa singular família colombiana.

Dividido em capítulos curtos e temáticos, e escrito num estilo ritmado e com muitos diálogos, Vírus Tropical consegue emocionar e entreter associando o melodrama ao humor.
Clique aqui para conhecer essa divertida história.

Justin, de Gauthier
Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais. Ao longo de sua vida como criança, adolescente e jovem adulta, muitas vezes maltratada e incompreendida, Justine, por fim, compromete-se a viver como quem ele sempre foi, isto é, Justin.

Nesta delicada graphic novel, vamos conhecer as dificuldades encontradas para que Justin encontre seu lugar no mundo, exatamente como é. Emocione-se também com essa história.

Tags:  Graphic Novels,  leituras,  férias,  quadrinhos lgbt


Comentários