Conheça Nellie Bly, a pioneira do jornalismo investigativo

Equipe - Publicado na categoria Graphic Novels & HQ em 03/01/2022


Na coleção Ousadas: mulheres que só fazem o que querem, conhecemos diversas mulheres com histórias de vida, feitos e atuações que deixaram seus nomes conhecidos. Mesmo com o passar do tempo, essas mulheres não foram esquecidas, e uma delas é Nellie Bly.
Nascida Elizabeth Cochran Seaman, em 1864, foi uma jornalista, inventora e assistente social que ficou famosa por quebrar o recorde mundial ao fazer a volta ao mundo em 72 dias. Também foi pioneira do jornalismo investigativo.
Nellie começou a carreira como jornalista depois de ler uma coluna no jornal Pittsburgh Dispatch, a qual falava que as mulheres eram boas para dar à luz filhos e para cuidar da casa. Nellie ficou indignada e resolveu escrever ao jornal uma resposta à coluna, e seu texto impressionou o editor. Após isso, foi contratada em período integral e passou a escrever sob o pseudônimo Nellie Bly.
Como jornalista, Nellie focou nos assuntos relacionados às mulheres trabalhadoras, escrevendo uma série de matérias investigativas sobre o trabalho nas fábricas, a vida na periferia e tópicos similares. Na época, não era comum mulheres escreverem sobre assuntos do gênero, e Nellie ganhou notoriedade, principalmente por enfurecer os donos de fábricas e governantes.
center
Em 1887 mudou-se para Nova York para trabalhar no New York World. Foi trabalhando neste jornal que ela se internou em um hospício, alegando insanidade, e expôs as condições dos pacientes em uma matéria publicada no World, intitulada “Dez dias num hospício”. A matéria provocou uma série de investigações e ajudou a melhorar as condições e o tratamento de pacientes. Bly realizou investigações similares em cadeias. Com seu trabalho, tornou-se disparado, a melhor jornalista de seu tempo.

Em 1889, Nellie deixou Nova York para quebrar o recorde de Phileas Fogg, herói do livro Volta ao mundo em 80 dias, de Jules Verne. Esse feito deixou Bly famosa, e seu livro, Volta ao mundo em setenta e dois dias, foi um grande sucesso.
Nellie Bly morreu em 1922, de pneumonia, em Nova York.

Para conhecer mais sobre Nellie Bly:

Seus livros:
Dez dias no manicômio
Volta ao mundo em 72 dias

Filme:
Fuga do Hospício: A história de Nellie Bly

Tags:  graphic novela,  nemo,  feminismo,  quadrinhos lgbt


Comentários