Conheça John Lewis e a trilogia A Marcha

Equipe - Publicado na categoria Graphic Novels & HQ em 26/01/2022


John Robert Lewis nasceu em 1940 no Alabama, Estados Unidos. Foi parlamentar e líder na luta pelos direitos civis, tendo dedicado sua vida à causa. Liderou a marcha sobre a ponte Edmund Pettus, em Selma, Alabama, em 1965, um evento marcante na história do movimento pelos direitos civis, que ficou conhecido como “Domingo Sangrento”.
Desde muito jovem, Lewis foi inspirado por figuras como Rosa Parks e Martin Luther King Jr. Membro do Partido Democrático, foi eleito para o Congresso pela primeira vez em 1986, e durante sua vida recebeu diversas honrarias, entre elas a Medalha Presidencial da Liberdade.

center

John Lewis perdeu sua batalha contra o câncer de pâncreas em julho de 2020, mas sua história pode ser conhecida com mais detalhes através da trilogia A Marcha, assinada por John Lewis, Andrew Aydin e Nate Powell. Vencedor do prêmio Eisner de Melhor história em quadrinhos baseada em fatos reais, e o primeiro quadrinho na História a vencer o prestigiado National Book Award, o primeiro volume de A Marcha foi lançado pela Nemo em 2018, e o último em 2021.


No primeiro volume da série, conhecemos o jovem John Lewis, cujo comprometimento com a justiça e a não-violência o levou de uma pequena fazenda no Alabama para os corredores do Congresso norte-americano; de uma sala de aula segregada para a Marcha em Washington; dos ataques da polícia ao recebimento da Medalha Presidencial da Liberdade pelas mãos do primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Neste volume, acompanhamos a longa batalha de Lewis pelos direitos humanos e civis, seu encontro com Martin Luther King Jr. e a luta para dar fim às políticas de segregação nos Estados Unidos.
Saiba mais clicando aqui.

center

No segundo volume, John Lewis está mais decidido que nunca a mudar o mundo por meio da não violência, mas precisa enfrentar agressões, brutalidade policial, prisões e incêndios criminosos. Sua coragem vai chamar a atenção de aliados poderosos, desde Martin Luther King Jr. até o procurador-geral Robert F. Kennedy. E uma vez que Lewis é eleito presidente do Comitê Coordenador Estudantil Não Violento, o jovem de 23 anos alcançará os holofotes, se tornando um dos “Grandes Seis” líderes do Movimento pelos Direitos Civis e uma figura-chave na marcante Marcha sobre Washington por Trabalho e pela Liberdade em 1963.
Saiba mais sobre o livro.

center

Na conclusão da premiada trilogia, o agora saudoso congressista John Lewis, traz à nova geração, de forma cristalina, lições da história que são urgentemente relevantes para o mundo de hoje. Em 1963, o Movimento pelos Direitos Civis penetra profundamente a consciência dos Estados Unidos, mas a única esperança de uma mudança duradoura é dar voz aos milhões de americanos silenciados pela proibição ao voto. Para realizar sua revolução não violenta, Lewis e um exército de jovens ativistas lançam uma série de campanhas inovadoras. Mas as fissuras internas do movimento estão se aprofundando… mesmo enquanto John Lewis, então com 25 anos, se prepara para arriscar tudo em um confronto histórico bem acima do Rio Alabama, em uma cidade chamada Selma.
Conheça o último volume da trilogia.

“O congressista John Lewis tem sido uma voz moral retumbante na busca pela igualdade há mais de 50 anos, e estou muito satisfeito por ele estar compartilhando suas memórias do Movimento pelos Direitos Civis com os jovens líderes dos Estados Unidos. Em A Marcha, ele traz consigo toda uma nova geração através da Ponte Edmund Pettus, de um passado de punhos cerrados em um futuro de mãos estendidas.”
Ex-presidente Bill Clinton

Tags:  graphic novela,  hq,  segregação,  racismo,  direitos civis,  a marcha,  quadrinhos lgbt


Comentários