Grupo editorial autêntica

PROFESSOR, CADASTRE-SE AQUI
Autêntica Editora

Vocabulário de Foucault - Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores


Tradução: Ingrid Müller Xavier

Opinião dos leitores: Nota: 5Nota: 5Nota: 5Nota: 5Nota: 5

Esgotado

Avise-me quando este livro estiver disponível:

E-mail

“Michel Foucault é um dos pensadores franceses contemporâneos mais potentes, não apenas pela sua produção teórica, mas, sobretudo, pelo seu modo de conceber e afirmar uma posição para o intelectual. Nesse sentido, Foucault faz do pensamento uma prática ativa de problematizar as questões do seu tempo. Poucos escritos sobre Foucault merecem tanto o nome de “caixa de ferramentas” como este: versão em língua portuguesa do livro El Vocabulario de Michel Foucault – Un recorrido alfabético por sus temas, conceptos y autores, de Edgardo Castro. Produto de um
rigoroso e exaustivo estudo, não hesitamos em afirmar que se trata de um instrumento de trabalho precioso, fundamental, utilíssimo para os interessados em pensar com o filósofo e a partir dele. Com efeito, o leitor tem em mão um sofisticado mapa de suas principais temáticas e questões. Cada verbete não apenas “faz referência a onde, nos escritos de Foucault, aparece cada termo, mas quer, ademais, oferecer uma indicação (às vezes sucinta, às vezes extensa) de seus usos e contextos”. Algo assim como o mais completo “motor de busca” para visitar os caminhos de seu pensamento.”

Ingrid Müller Xavier
Walter Omar Kohan
Alfredo Veiga-Neto

Escreva um comentário sobre este livro

João Suzart    Nota: 5Nota: 5Nota: 5Nota: 5Nota: 5

Adquiri esta obra recentemente, por conta particular. Ouvi falar desse livro do Edgardo Castro antes de saber que estava sendo traduzido por Ingrid Müller, acompanhada por Alfredo Veiga-Neto. Busquei-o na versão espanhola e, mesmo com minhas dificuldades de tradução, fui lendo aos poucos, e percebendo a preciosidade da obra. Uma extrema dificuldade nos meus estudos sobre Michel Foucault foi suprida por essa obra: rastrear, na obra de Foucault, onde encontro alguns de seus vocábulos. Edgardo teve um trabalho imenso, rigoroso, e belo: isso se percebe ao ler os vocábulos presentes na obra, como “Desejo”, ou “Homem”, ou “Subjetivação”; o autor teve o cuidado de dar pistas provocativas acerca das definições e explicações de Foucault sobre o vocábulo. Contudo, o que torna a obra preciosa, é que, depois das pistas Edgardo coloca uma trilha perfeita de, onde na obra de Foucault (já publicada até hoje), se pode ler nas palavras do próprio, sobre o vocábulo. Aqui entra o trabalho minucioso de Alfredo, Ingrid e sua equipe, pois ao final da obra eles colocam as referencias do original francês, e sua correspondência no publicado em português, o que facilita extremamente o trabalho do leitor. Embora não conheça Ingrid Müller, conhecia a seriedade e a competência de Alfredo, pois ele foi entrevistado, pelo grupo de estudos do qual faço parte, recentemente; na entrevista ele demonstra seu conhecimento da obra foucaultiana com perspicácia. Obra bem feita, bem editada, bem traduzida, bem produzida, uma pérola para os estudos foucaultianos, e acredito eu, uma das melhores obras da categoria nas últimas décadas. Para finalizar com classe, a obra é confeccionada em capa dura, dupla capa, com a foto em alta qualidade de Michel Foucault; uma prazer para os “livrofílos”.

  • Edgardo Castro

    É doutor em Filosofia pela Université de Fribourg (Suíça), professor de História da Filosofia Contemporânea da Universidad Nacional de San Martín (Argentina) e pesquisador do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET) da Argentina. Foi professor das universidades de Buenos Aires, Rosario e La Plata e professor convidado na Universidad de Chile e no Istituto Italiano di Scienze Umane (Napoli). Publicou recentemente, pela Autêntica Editora, o livro Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores (El vocabulario de Michel Foucault – Un recorrido alfabético por sus temas, conceptos y autores, 2004).


Outros livros deste(s) autor(es)

Quem comprou este livro também comprou:

Obras da mesma área

Ficha Técnica do Livro

Páginas:
480
Formato:
17 x 24
Acabamento:
capa dura
Editora:
Autêntica Editora
ISBN:
9788575264027
Código:
10364
Área temática:
Filosofia
Edição:
1

Autêntica

A Autêntica, criada em 1997 com foco em publicações acadêmicas, se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período, tornando-se hoje uma editora aliada dos educadores e demais envolvidos com a educação

Gutenberg

A Gutenberg foi criada em 2003 para abarcar livros de interesse geral e de ficção. Atualmente tem em seu catálogo 143 títulos, com destaque para a série best-seller Fazendo meu Filme, de Paula Pimenta, sucesso em todo o Brasil.

Nemo

A Editora Nemo foi criada para abarcar as obras de quadrinhos. A proposta da Editora é reunir em seu catálogo, que já possui 65 álbuns, nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos.

Vestígio

A Vestígio é o novo selo editorial do Grupo Autêntica, criado para abarcar romances policiais. A proposta do selo é oferecer aos leitores uma literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros.

 

Belo Horizonte

Rua Aimorés, 981, 8º andar, Funcionários,
Belo Horizonte - MG, CEP 30140-071, Tel. (31) 3214-5700

São Paulo

Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar,
São Paulo - SP, CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468

Rio de Janeiro

Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080, Tel. (21) 3179-1975

Newsletter

Cadastre-se para receber a newsletter mensal do Grupo Autêntica.



VENDAS INSTITUCIONAIS
E LICITAÇÕES
+55 31 3465 45 00

TELEVENDAS 0800 28 31 322 ATENDIMENTO NACIONAL
INTERNATIONAL CALLS: +55 11 3034-4468

© Autêntica Editora Ltda 2014