Conheça Dreda Mitchell, a autora de Quarto de Hóspedes

Gutinha - Publicado na categoria Nossos Autores em 18/10/2021


Não é novidade que meus autores são maravilhosos. Sou suspeita para falar, mas sei que vocês concordam comigo. Mesmo assim, sempre acabo me surpreendendo quando tenho a oportunidade de conhecê-los melhor.

Foi exatamente o que constatei depois desse bate-papo com Dreda Mitchell, a premiada autora inglesa do thriller Quarto de hóspedes , um de meus últimos lançamentos.

Quarto de hóspedes

Além de compartilhar histórias pessoais cheias de vida e cor, ela é uma das pessoas mais simpáticas e bem-humoradas com quem já conversei.

Olhem só esse vídeo!

Confira nosso bate-papo:

Gutinha: Como sua carreira de escritora começou?

Dreda: Fiz um curso de redação criativa. Eu estava muito nervosa, porque não tinha certeza se alguém iria querer ouvir histórias escritas por uma mulher negra da classe operária. Para minha sorte, Maggie, a pessoa quem ministrou o curso, adorou minha escrita. Ela então montou sua própria editora independente e pediu para publicar meu livro. Meu romance, Running hot, ganhou o prêmio Crime Writers’ Association John Creasey Dagger, a primeira vez que um autor negro britânico recebeu esta homenagem. Escrevi Quarto de hóspedes com meu parceiro de escrita, Ryan Carter.

Gutinha: De onde você tira inspiração e ideias para escrever seus thrillers?

Dreda: Ela vem de muitos lugares… das vidas de outras pessoas, da mídia, da história, ouvindo conversas em ônibus, mas acima de tudo da minha própria vida e de experiências que tive. Então, cabe ao escritor pensar: como essa experiência pode ser transformada em um suspense? Eu sou viciada em programas de TV sobre crime, então muitas das minhas ideias vêm da telinha.

Gutinha: Quais são as suas maiores referências?

Dreda: Tenho consciência de que existe uma tradição na escrita de thrillers, de que estou inserida nesse contexto e usufruindo dele. Mas se tenho um grande ponto de referência, é minha própria vida e a vida daqueles com quem cresci. Isso é importante para mim porque tenho uma origem diferente da maioria dos escritores e há histórias que precisam ser contadas, mas muitas vezes não são. Também usei meu amor por outros escritores do gênero, como o New York Times Bestseller, Lee Child, e o trabalho de outros autores negros. Meu livro favorito de todos os tempos é A cor purpura, de Alice Walker.

Gutinha: O que mudou em sua carreira depois que conquistou seu primeiro prêmio?

Dreda: Receber a validação de meus colegas é uma grande conquista. De repente, eu realmente senti que pertencia à comunidade da literatura de thrillers. Isso aumentou minha confiança para continuar na jornada da escrita.

Gutinha: Ao que atribui o fato de o Reino Unido ter uma forte tradição no gênero thriller com tantos bons autores e publicações de qualidade?

Dreda: Certamente ajuda o fato de muitos dos melhores escritores do Reino Unido trabalharem nesse gênero. Mas, como George Orwell apontou em uma de suas teses, as pessoas no Reino Unido são fascinadas por assassinatos, então não é surpreendente que tantos autores britânicos se voltem para esse assunto.

Gutinha: Está trabalhando em algum novo projeto?

Dreda: Sim, meu novo livro Say Her Name será lançado pela Amazon Publications em abril de 2022, e estamos muito animados. Este romance é o meu GRANDE LIVRO e é muito importante para mim porque é sobre a experiência das mulheres negras e o valor que a sociedade às vezes pode atribuir às suas vidas. Também faço parte de um projeto incrível da Agatha Christie – sou uma dos doze autores de best-sellers aclamados internacionalmente que estão escrevendo um conto para uma nova antologia de Miss Marple. Que honra!

Gutinha: Que conselho você daria às jovens que desejam se tornar escritoras?

Dreda: Faça acontecer! Se você tem uma história para contar, então conte. No meu caso, achei mais fácil começar minha carreira fazendo um curso. Existem tantos cursos online por aí e fóruns nas redes sociais. Atualmente, somos autores híbridos, o que significa que escrevemos para uma editora tradicional, mas também produzimos nossos próprios livros online. Existem muitas maneiras diferentes de se publicar um livro hoje em dia. Este é um ótimo momento para ser uma escritora! Vá em frente!

Gutinha: Você pretende nos visitar aqui no Brasil algum dia?

Dreda: Com certeza! Todos que conheço que estiveram no Brasil adoraram. Além disso, venho de uma família de migrantes caribenhos, então o carnaval é importante para mim. Tenho muita vontade de pular carnaval nas ruas do Rio um dia!

Só me chamar, Dreda! Aliás, que saudade do carnaval! <3

Já leram Quarto de hóspedes? Me contem o que acharam lá no Instagram

Beijos,
Gutinha

Tags:  Thrillers,  Editora Gutenberg,  Quarto de Hóspedes


Comentários