Conheça Kanae Minato, a rainha do thriller japonês

Gutinha - Publicado na categoria Nossos Autores em 01/04/2022


Eu sou de humanas, mas se tem uma conta que faço bem e gosto de divulgar é a do percentual de autoras no meu catálogo: 60% dos meus livros publicados foram escritos por mulheres. Esse é um compromisso que eu tenho comigo mesma para tentar equilibrar uma balança tão desigual desde a invenção da prensa, no século 15, até hoje.

Segundo uma pesquisa feita pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Universidade de Brasília (UNB), mais de 70% dos livros publicados por grandes editoras brasileiras entre 1965 e 2014 foram escritos por homens. Essa desigualdade não está restrita ao Brasil, ela é realidade em todo o mundo.

No Japão, um país marcado por uma cultura patriarcal muito forte, atualmente diversas autoras são tão reconhecidas quanto os homens e já superaram, nas últimas décadas, o número de ganhadores do prestigiado prêmio literário Akutagawa (treze mulheres e dez homens), mas ainda são menos traduzidas e reconhecidas internacionalmente.

Kanae Minato, minha rainha do suspense, faz parte dessa corrente forte de autoras contemporâneas japonesas que se destacam em diversos países. Inclusive, saiu uma matéria muito bacana sobre quatro delas na Quatro Cinco Um. Confira aqui.

E aqui no Brasil, Kanae já conquistou um legado de fãs com 3 livros publicados por mim.


Kanae Minatto

Kanae era professora de economia doméstica e dona de casa, e idealizou o thriller Confissões enquanto realizava suas tarefas diárias. Esse livro ganhou o Prêmio dos Livreiros Japoneses (2009), o Prêmio Bunshun de 10 melhores Ficções Policiais (2008), e foi transformado em um filme indicado ao Oscar em 2011. Já Penitência foi indicado ao Prêmio Edgar Allan Poe de Melhor Romance Original (2019), e Entrelaçadas também foi adaptado para o cinema japonês. Ou seja, percebam que ela não brinca em serviço!


left
Adquira seu exemplar de Entrelaçadas

Entrelaçadas é um drama que envolve a vida de três mulheres que não se conhecem, mas cujas vidas estão entrelaçadas por acontecimentos do passado. Um retrato verdadeiro da realidade das mulheres e das famílias japonesas.


left
Adquira seu exemplar de Penitência

Penitência é uma história de amizade improvável, consequências não intencionais, vingança e sobretudo, culpa. A mãe, inconformada com a perda da filha há 15 anos, quer vingança e ameaça as garotas que estavam com a vítima pouco antes da morte.


left
Adquira seu exemplar de Confissões

Confissões mistura suspense, drama, desespero e violência de forma honesta e brutal. Narrado em várias vozes, aos poucos mergulhamos na história da professora Yuko Moriguchi, mãe solteira que teve sua filha de 4 anos assassinada por dois de seus alunos e que agora deseja vingança.

Já leu algum livro dela? Me conta o que achou lá no Instagram!

Com carinho,

Gutinha.

Tags:  Gutenberg


Comentários