A refeição é um ato subversivo para o Capitalismo

Equipe - Publicado na categoria Palavra da Editora em 06/12/2021


Primeiro, Jacques Attali nos alertou sobre a importância de criarmos uma economia baseada no altruísmo e na preocupação com as gerações futuras, em A economia da vida. Agora, em A epopeia da comida, o autor nos apresenta um panorama da história da alimentação e o quanto o ato de comer pode mudar completamente toda uma sociedade.

center

Uma leitura indispensável para compreendermos nossos costumes, mas muito além disso, uma viagem na história, cultura, economia e política de gerações passadas. O livro começa na Pré-História e nos conduz por entre as grandes inovações humanas e tecnológicas que transformaram os hábitos alimentares – da passagem dos alimentos crus aos cozidos, à criação da agricultura e incorporação dos cereais na dieta alimentar até a cozinha molecular, a industrialização dos alimentos e o veganismo.

Registros escritos sobre as primeiras festas e banquetes datam de 7.000 a.C. – os chamados banquetes dos deuses e das divindades e homens – e assim, a refeição sedentária, tomada em conjunto, rapidamente se torna o lugar essencial da organização social. Já os banquetes entre os monarcas, ou seja, as refeições políticas, originaram-se cerca de 3.000 anos antes de nossa era. A comida torna-se então uma questão de consenso entre as elites, de organizar os poderes.

Atualmente, o simples ato de escolher alimentos mais naturais no dia a dia é visto como algo revolucionário, já que vivemos em uma sociedade que substituiu grande parte dos alimentos in natura por produtos alimentícios industriais. Produtos esses, considerados por muitos especialistas como verdadeiros venenos para os humanos e a natureza.

center

Observar todas as grandes mudanças, tanto na produção como na compra, preparo e consumo dos alimentos, certamente fará você se questionar sobre como as escolhas que fazemos hoje irão impactar a maneira como as pessoas se alimentarão no futuro. Possivelmente o bastante para te fazer rever muitas delas.

center

A epopeia da comida está disponível para compra em nosso site e nos sites de parceiros.

Boa leitura!

Editora Vestígio

—-
left

Sobre o autor

Escritor, professor e assessor especial do presidente francês François Mitterrand por dez anos, Jacques Attali é fundador de quatro organizações internacionais: Action contre la Faim, Eureka, BERD e Positive Planet. Ele escreveu mais de 1.000 editoriais para a revista L’Express e agora escreve para Les Échos. É autor de 83 livros, traduzidos para 26 idiomas, com mais de 7 milhões de exemplares vendidos. Ele também rege várias orquestras ao redor do mundo.

Tags:  editora vestígio


Comentários