Professor, cadastre-se

Tendências em educação matemática

Embora a produção na área de Educação Matemática tenha crescido substancialmente nos últimos anos, ainda é presente a sensação de que há falta de textos voltados para professores e pesquisadores em fase inicial. Esta coleção surge em 2001 buscando preencher esse vácuo, sentido por diversos matemáticos e educadores matemáticos. Bibliotecas de cursos de Licenciatura, que têm títulos em Matemática, não tinham publicações em Educação Matemática ou textos de Matemática voltados para o professor.

Em cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado com ênfase em Educação Matemática ainda há falta de material que apresente de forma sucinta as diversas tendências que se consolidam nesse campo de pesquisa. A coleção Tendências em Educação Matemática é voltada para futuros professores, e para profissionais da área que buscam de diversas formas refletir sobre esse movimento denominado Educação Matemática, o qual está embasado no princípio de que todos podem produzir Matemática, nas suas diferentes expressões. A coleção busca também apresentar tópicos em Matemática que tenham tido desenvolvimentos substanciais nas últimas décadas e que se possam transformar em novas tendências curriculares dos ensinos fundamental, médio e universitário.

Esta coleção é escrita por pesquisadores em Educação Matemática, ou em dada área da Matemática, com larga experiência docente, que pretendem estreitar as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários onde se realiza a Educação. Cada livro indica uma extensa bibliografia na qual o leitor poderá buscar um aprofundamento em certa Tendência em Educação Matemática.

Conselho Editorial:

Airton Carrião/Coltec-UFMG
Arthur Powell/Rutgers University
Marcelo Borba/ UNESP
Ubiratan D’Ambrósio/UNIBAN/USP/UNESP
Maria da Conceição Fonseca/UFMG

Coordenador da Coleção

  • Marcelo de Carvalho Borba
A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Tecendo fios do ensinar e do aprender A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental - Tecendo fios do ensinar e do aprender Adair Mendes Nacarato, Brenda Leme da Silva Mengali, Cármen Lúcia Brancaglion Passos.
Análise de erros Análise de erros Helena Noronha Cury.
Aprendizagem em Geometria na educação básica Aprendizagem em Geometria na educação básica Adair Mendes Nacarato, Cleane Aparecida dos Santos.
Educação a Distância online Educação a Distância online Ana Paula dos Santos Malheiros, Marcelo de Carvalho Borba, Rúbia Barcelos Amaral Zulatto.
Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática Educação Estatística - Teoria e prática em ambientes de modelagem matemática Celso Ribeiro Campos, Maria Lúcia Lorenzetti Wodewotzki, Otávio Roberto Jacobini.
Etnomatemática em movimento Etnomatemática em movimento Claudia Glavam Duarte, Fernanda Wanderer, Gelsa Knijnik, Ieda Maria Giongo.
Filosofia da Educação Matemática Filosofia da Educação Matemática Antonio Vicente Marafioti Garnica, Maria Aparecida Viggiani Bicudo.
Formação matemática do professor - Licenciatura e prática docente escolar Formação matemática do professor - Licenciatura e prática docente escolar Maria Manuela M. S. David, Plínio Cavalcanti Moreira.
Informática e Educação Matemática Informática e Educação Matemática Marcelo de Carvalho Borba, Miriam Godoy Penteado.
Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula Maria Manuela M. S. David, Vanessa Sena Tomaz.
Investigações matemáticas na sala de aula Investigações matemáticas na sala de aula Hélia Oliveira, Joana Brocardo, João Pedro da Ponte.
Lógica e linguagem cotidiana - Verdade, coerência, comunicação, argumentação Lógica e linguagem cotidiana - Verdade, coerência, comunicação, argumentação Marisa Ortegoza da Cunha, Nílson José Machado (Orgs.).
Matemática e Arte Matemática e Arte Dirceu Zaleski Filho.
Modelagem em Educação Matemática Modelagem em Educação Matemática Ademir Donizeti Caldeira, Ana Paula dos Santos Malheiros, João Frederico da Costa de Azevedo Meyer.
O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental O uso da calculadora nos anos iniciais do ensino fundamental Ana Coelho Vieira Selva, Rute Elizabete S. Rosa Borba.
Pesquisa qualitativa em educação matemática Pesquisa qualitativa em educação matemática Jussara de Loiola Araújo, Marcelo de Carvalho Borba.
Relações de gênero, Educação Matemática e discurso - Enunciados sobre mulheres, homens e matemática Relações de gênero, Educação Matemática e discurso - Enunciados sobre mulheres, homens e matemática Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria da Conceição F. R. Fonseca.
Receba as novidades da Autêntica
Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
Televendas (nacional)
0800 28 31 322
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Editorial
Rua Aimorés, 981, 8º andar, Funcionários,
Belo Horizonte - MG, CEP 30140-071,
Tel. (31) 3214-5700

Expedição / Administração
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080, Tel. (21) 3179-1975