Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Educadoras fundamentam prática pedagógica com bebês e crianças pequenas

10/10/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Como é o trabalho pedagógico com crianças no primeiro ano de vida? Como se formam professores de bebês? É possível pensar em propostas pedagógicas para crianças com menos de dois anos de idade? Essas e outras questões são discutidas em Os saberes e as falas de bebês e suas professoras, cuja segunda edição, revista e atualizada, acaba de ser lançada pela Autêntica Editora. Organizada pelas educadoras Tacyana Karla Gomes Ramos e Ester Calland de Sousa Rosa, a obra apresenta um debate do que deve ser priorizado nas propostas pedagógicas direcionadas as crianças com idades entre zero e dois anos.

A partir de apontamentos e relatos de professoras, sobre sua formação e suas intervenções pedagógicas com crianças pequenas, o livro apresenta argumentos que defendem uma prática pedagógica baseada no planejamento, na escuta e na observação de interesses, necessidades e processos sociocomunicativos não verbais das crianças. Além de apresentar um referencial teórico consistente, a obra conta com fotografias, recortes de videogravações, desenhos de crianças e anotações de práticas cotidianas que se articulam com a proposta do livro, que é contribuir para um modelo de formação docente que valorize a reconstrução e compartilhamento de saberes de professores, direcione os olhares para as competências sociocomunicativas das crianças que ainda não possuem linguagem oral desenvolvida e apresente propostas pedagógicas que impulsionem a organização do ambiente pedagógico favorável ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças que ingressam na educação infantil desde bebês.

A obra interessa a pelo menos três grupos de leitores: professores que atuam na Educação Infantil; profissionais que atuam na formação docente; e gestores de políticas educacionais. Diante de questões polêmicas da Educação Infantil, o relato apresentado evidencia posicionamentos e procura contribuir para esclarecer dúvidas sobre o que deve ser priorizado numa proposta pedagógica para crianças pequenas.

Sobre as organizadoras – Tacyana Karla Gomes Ramos é doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), professora no Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua em programas de formação continuada para professores da educação infantil, com foco na organização de práticas educativas para crianças de 0 a 3 anos. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Sociologia da Infância, investigando as formas de participação social de bebês nas práticas de suas professoras e as interfaces com a organização do ambiente pedagógico da creche em parceria com as crianças.

Ester Calland de Sousa Rosa é doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou, no período de 2005 a 2008, como diretora geral de Ensino e Formação Docente na Secretaria de Educação do Recife. Integra o Centro de Estudos em Educação e Linguagem, onde atua no campo de ensino, pesquisa e extensão, tendo como foco o ensino da leitura e a formação de leitores.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.