Grupo Autêntica

Avaliação do texto escolar - Professor-leitor/Aluno-autor

Avaliação do texto escolar - Professor-leitor/Aluno-autor

, , , , ,

Livro físico Impressão sob demanda  impressão sob demanda

livrariadabok2.com.br, Umlivro

Carregando...

Este estudo discute problemas relacionados ao ensino da língua materna, sem perder de vista sua inter-relação com o horizonte sócio-histórico em que se situa. Expõe nossa compreensão de conceitos básicos como língua, texto e escrita em função daquilo que acreditamos ser a educação, a aprendizagem e o ensino. Busca aprofundar a discussão de um processo particularmente tenso: a avaliação do texto escrito.
O processo de avaliação de um texto, especialmente no contexto escolar, não deve se orientar pela simples identificação de falhas, em função de parâmetros absolutos que separam o certo e o errado. Se desejamos que nossos alunos compreendam o funcionamento da escrita e o dominem efetivamente, é preciso, entre outras medidas, redimensionar o processo de avaliação, dando-lhe alcance mais amplo. Avaliar um texto, na perspectiva que adotamos, significa considerar a multiplicidade de situações de uso da escrita e explicitar para o aluno em que aspectos seu texto parece adequado ou inadequado para as condições de leitura previstas.

Páginas: 160 • Formato: 14 x 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788575264119 • Código: 27417 • Categoria(s): Educação, Ensino da Escrita e da Leitura, Formação de Professores e Docência • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Linguagem e educação / Literatura e educação • Coordenadores da Coleção CEALE/FaE – UFMG • Mês/Ano de publicação: 07/2009 • Primeira edição: 07/2009


Outros livros deste(s) autor(es)

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.