Grupo Autêntica

Gut Contemporânea Newsletter
Democracia Fake (Apresentação João Cezar de Castro Rocha)

Democracia Fake (Apresentação João Cezar de Castro Rocha)

A metamorfose da tirania no século XXI

, (autoria), (tradução)

LIVRO

R$ 84,90

EBOOK

R$ 59,80

Carregando...

Os principais ditadores do século XX – homens como Hitler, Stalin e Mao – governaram por meio de repressão brutal. Muitos outros também impuseram ideologias oficiais e isolaram seus Estados do mundo exterior. Mas, nas últimas décadas, a face da ditadura mudou. Uma nova geração de homens-fortes bem-vestidos e versados em mídia tem redesenhado o governo autoritário para um mundo mais sofisticado e globalmente conectado. Em vez de julgamentos de fachada e campos de prisioneiros, esses líderes controlam seus cidadãos manipulando informações e falsificando procedimentos democráticos. Assim como os assessores políticos nas democracias, eles manipulam as notícias para obter apoio.

Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI mapeia a ascensão de tais líderes em todo o mundo – homens como Hugo Chávez, na Venezuela, Vladimir Putin, na Rússia, e Viktor Orbán, na Hungria –, revelando a razão pela qual a maioria dos autocratas atuais diferem dos remanescentes “ditadores do medo”, como Kim Jong-un e Bashar al-Assad, bem como dos mestres da repressão tecnológica, como Xi Jinping. Expõe, ainda, como líderes como Lee Kuan Yew, de Singapura, e Alberto Fujimori, do Peru, foram pioneiros em métodos menos violentos, mais encobertos e mais eficazes de monopolizar o poder, cultivando uma imagem de competência, praticando censura oculta e usando instituições democráticas para minar a democracia, enquanto aumentavam o envolvimento internacional em prol de benefícios financeiros e de reputação pessoal.

Democracia Fake oferece uma explicação para o grande enigma político de nossa era – como podem os ditadores sobreviver em uma era de modernidade cada vez mais profunda? O livro sugere por que esse novo tipo de ditadura surge, como funciona, quais são as ameaças que esses regimes representam e qual é a melhor maneira de o Ocidente reagir a eles.

________________________________________________________

“Os ditadores sempre contaram mentiras… Os ditadores também usaram com frequência o terror… Mas o equilíbrio entre mentir e matar mudou, argumenta um novo e fascinante livro: Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI. Para a maioria dos autocratas modernos, a mentira importa mais.”
The Economist

“Perspicaz, bem embasado e envolvente.”
Tony Barber, The Financial Times

Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI, de Sergei Guriev e Daniel Treisman, oferece uma perspectiva sociocientífica sobre a mecânica dos novos autocratas e a sua visão comum do mundo. A observação central é que a nova geração de líderes autoritários, quer de pleno direito, quer ainda aspirantes, explora normalmente as aparentes alavancas da política democrática, mas utilizam formas mais discretas de manipulação para alargar o seu domínio. Em vez de cancelarem eleições, as manipulam; em vez de proibirem os meios de comunicação da oposição, os marginalizam; antes de instalar um gulag, impõem restrições ao Google.”
Adam Gopnik, The New Yorker

“Como Sergei Guriev e Daniel Treisman observam no seu inteligente e importante livro Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI, ao longo das últimas décadas algo muito mais interessante e perigoso se formava. Os ditadores mais sofisticados estavam reformando-se a si próprios, e a lição que interiorizaram não era a necessidade de serem democráticos – que, afinal, ia contra quem eles eram –, mas a necessidade de parecerem democráticos.”
David Patrikarakos, The Spectator

“Durante séculos, os ditadores procuraram manipular os seus ‘súditos’, para os subjugar melhor. Mas como Sergei Guriev e Daniel Treisman argumentam de forma persuasiva em Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI, em envolvente e meticuloso estudo da evolução do autoritarismo no final do século XX e início do século XXI, o ofício e o engano suplantaram o medo e o terror como as características que definem os governantes autocráticos de hoje.”
The Washington Exterminator

“[Um] relato sofisticado e robusto das novas alternativas à democracia… indispensável.”
Jan-Werner Müller, Foreign Policy

“Os autores documentam cuidadosamente dezenas de estratégias utilizadas por regimes autoritários em todo o mundo para se fazerem passar com sucesso por apoiadores populistas da democracia, quando o verdadeiro objetivo é a tirania e o poder absoluto. Por mais deprimente que esse cenário possa ser, os autores fazem um imenso favor aos leitores politicamente preocupados, permitindo-nos reconhecer essas táticas e, com esse conhecimento, em última análise, opor-se a esse novo rol de ditadores.”
Booklist

“O economista Guriev e o cientista político Treisman examinam, nesse relato perspicaz, como a autocracia moderna evoluiu desde a Segunda Guerra Mundial até os dias atuais.”
Publishers Weekly

“Uma digressão de horizonte investigada com profundidade sobre a evolução das artes obscuras da política autoritária.”
G. John Ikenberry, Foreign Affairs

“Manipular em vez de reprimir: No seu livro Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI, um economista russo e um cientista político americano mostram os truques de uma nova geração de autocratas.”
Die Presse (Viena)

“Sergei Guriev e Daniel Treisman escreveram o relato mais astuto do sistema que se levantou para desafiar a democracia liberal no século XXI. Outros estudiosos e jornalistas escreveram sobre as táticas utilizadas pelos autocratas do século XXI para assegurar o controle sobre as instituições de uma sociedade livre. Mas Guriev e Treisman reuniram a análise mais completa dos blocos de construção das ditaduras contemporâneas”.
Arch Puddington, American Purpose

“Como Sergei Guriev e Daniel Treisman salientam no recente livro Democracia Fake: A metamorfose da tirania no século XXI, é mais fácil para os autocratas serem genuinamente populares do que dependerem da repressão.”
Slate

Páginas: 416 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • Título original: Spin Dictators: The Changing Face of Tyranny in the 21st Century • ISBN: 9786560020160 • Código: 39421 • Categoria(s): Ciências Políticas, Ciências Sociais • Editora Vestígio • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 02/2024 • Primeira edição: 02/2024


Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.