Grupo Autêntica

Contemporânea Newsletter
As conversas que nunca tive com a minha mãe

As conversas que nunca tive com a minha mãe

Histórias reais

(Organização), (tradução)

LIVRO

R$ 64,90

EBOOK

R$ 45,90

Carregando...

Um dos livros mais esperados do ano, segundo Publishers Weekly, BuzzFeed, The Rumpus, Lit Hub e The Week

Quinze brilhantes escritores e escritoras mostram que, entre mães e filhos, muitas vezes o silêncio fala mais alto e o não dito é o que mais nos afeta.

Durante a faculdade, Michele Filgate começou a escrever um ensaio sobre o abuso que sofreu por parte do padrasto. Levou mais de uma década até que ela percebesse que, para além dele, o tema do ensaio era as consequências na sua relação com a mãe. Quando enfim foi publicado, em 2017, o ensaio viralizou e foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais por diversas pessoas, inclusive pelas escritoras Anne Lamott e Rebecca Solnit. A avalanche de respostas positivas deu ânimo para que Michele organizasse esta antologia, que oferece um olhar franco sobre as relações entre mães e filhos.

Alguns dos autores não falam com a mãe há muitos anos; outros são extremamente próximos. Leslie Jamison, por exemplo, escreve sobre a tentativa de descobrir quem era a sua mãe, aparentemente perfeita, antes de ela mesma se tornar mãe. No hilariante texto de Cathi Hanauer, ela finalmente tem a oportunidade de ter uma conversa com a mãe sem ser interrompida pelo seu pai, um homem ao mesmo tempo dominador e adorável. Temos textos sobre a surdez de uma mãe (por André Aciman) e sobre a franqueza desmedida de outra (por Julianna Baggott). Melissa Febos, por sua vez, usa a mitologia para analisar a estreita relação que tem com a mãe psicoterapeuta.

Há um alívio em quebrar esse silêncio em torno das relações maternas. Reconhecer que nos calamos por tanto tempo, e enfim poder ter essas conversas, é uma forma de curar nosso relacionamento com as mães e, talvez o mais importante, com nós mesmos.

Com textos de Cathi Hanauer, Melissa Febos, Alexander Chee, Dylan Landis, Bernice L. McFadden, Julianna Baggott, Lynn Steger Strong, Kiese Laymon, Carmen Maria Machado, André Aciman, Sari Botton, Nayomi Munaweera, Brandon Taylor e Leslie Jamison.

_______________________________________________________________________

“São histórias difíceis de contar, mas, aqui, elas são tratadas de maneira digna. Você vai devorar estes relatos bem escritos, e fundamentais, sobre sinceridade, dor e resiliência.”
Elizabeth Gilbert, autora de Comer, rezar, amar

“Os ensaios desta antologia abordam a relação dos escritores com suas mães em estilos que alternam entre o tom cru, o terno, o ousado e o sensato. Parabéns a Michele Filgate por esta instigante contribuição para uma conversa essencial.”
Claire Messud, autora de The Burning Girl

“Quinze luminares da literatura, incluindo a própria Filgate, analisam como o silêncio nunca é remotamente vantajoso até que dele sejam extraídas as assustadoras verdades que se escondem por trás de nossas relações mais primais – com nossas mães. Desconcertantes, corajosos, às vezes hilários ou arrasadores a ponto de nos emocionar, estes ensaios sobre o amor, ou a terrível falta dele, não apenas subvertem a lei do silêncio como deixam a luz entrar, e confirmam, com elegância, inteligência e de modo tão deslumbrante que você não esquecerá o que está escrito.”
Caroline Leavitt, autora de Is This Tomorrow e Pictures of You

“Esta coleção de narrativas estreladas em torno de mães e silêncio vai partir seu coração e, em seguida, costurá-lo gentilmente com o que carregamos em nosso corpo por toda a vida. A mãe é um lugar real onde as narrativas são geradas e negadas infinitamente. Este livro impele nosso corpo às vezes para casa, às vezes para longe, sempre salvando nossa vida.”
Lidia Yuknavitch, autora de The Misfit’s Manifesto

“Vou confessar: liguei para minha mãe no minuto em que terminei este livro e pedi que ela o lesse para que pudéssemos compartilhar uma linguagem de luto e reconciliação. Esta é uma coleção rara que tem o poder de quebrar silêncios e aproximar as pessoas. São quinze escritores e escritoras de peso que se harmonizam para oferecer um olhar verdadeiramente profundo sobre por que as palavras são importantes e por que as palavras não ditas podem ser ainda mais importantes. Estou maravilhado com o talento que Filgate reuniu. Quando olharmos para o legado literário deste século, muitos desses nomes certamente serão canônicos, e esta coleção oferecerá um raro vislumbre de sua infância.”
Garrard Conley, autor best-seller de Boy Erased: Uma verdade anulada

“Quem melhor para discutir uma das coisas mais surreais que todos nós temos em comum, que é o fato de sermos irremediavelmente filhos de alguém, para o bem ou para o mal, do que esta lista de escritores de primeira linha? As mães desta coletânea são terríveis, maravilhosas, imperfeitas, humanas, trágicas, vitoriosas, complexas, simples, desconcertantes, compreensivas, perturbadas, emotivas e frustradas. Às vezes, tudo isso ao mesmo tempo. Vou ficar com este livro na cabeça por muito tempo, refletindo sobre ele e dando aulas usando-o como referência.”
Rebecca Makkai, autora de Os otimistas

“Com ensaios por vezes alegres e reconfortantes, outras vezes melancólicos e dolorosos, um grupo bem diverso de escritores e escritoras fala sobre as mulheres que são ‘nosso primeiro lar’ e as mentiras que ‘fazem de tolas as pessoas que amamos’.”
O, The Oprah Magazine

“Estes ensaios, cada um deles excepcional por si só, abrangem tanto o amor quanto a escrita nos mais vulneráveis aspectos, e poderiam alimentar cidades inteiras com sua eletricidade.”
Booklist

“Quinze ensaístas – muitos luminares – escrevem sem hesitar sobre as suas mães. Cada um desses ensaios íntimos e arrebatadores vai além de si mesmo, para forjar ligações com os leitores.”
Kirkus Reviews

“Todos os ensaios abordam as relações dos autores com as suas mães em histórias para serem saboreadas mas não necessariamente lidas de uma só vez. Lindamente composto.”
Library Journal

“Um conjunto fascinante de reflexões sobre como é ser filho ou filha… A variedade de histórias e os estilos representados nesta coletânea tornam a leitura rica e estimulante.”
Publishers Weekly

“Cada ensaio é uma experiência completa em si, com seu próprio arco e epifania. ..Filgate fez um trabalho magnífico ao reunir textos escritos com amor e paixão.”
Los Angeles Review of Books

“Embora cada ensaio tenha sua própria fera, sua própria figura materna selvagem, maravilhosa, lamentável, obstinada ou guerreira, o conjunto se mantém unido precisamente porque há algo reconhecível em cada texto.”
Los Angeles Times

Páginas: 224 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • Título original: What my mother and I don't talk about: Fifteen writers break the silence • ISBN: 9786586551990 • Código: 38695 • Categoria(s): Autobiografia e Memórias, Não Ficção & Biografias • Editora Vestígio • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 04/2023 • Primeira edição: 04/2023


Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.