Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "Palmares de Zumbi"

Palmares de Zumbi conta a história perdida da resistência quilombola no período colonial

Livro resgata o legado de um grande herói brasileiro

Zumbi dos Palmares, filho de Angola Janga, uma das figuras célebres da história brasileira e um dos maiores símbolos nacionais da resistência negra. É difícil encontrar um brasileiro, por mais alheio às discussões da raça, que nunca tenha ouvido falar nele. Não à toa, a data de sua morte, 20 de novembro, foi escolhida como o Dia Nacional da Consciência Negra.

Mas muito ainda é desconhecido a respeito de sua vida, e mesmo sobre o Quilombo do Palmares. Palmares de Zumbi, de Leonardo Chalub, preenche essas lacunas, contando a história desse grande herói a partir de um ângulo totalmente novo.

Narrado como uma aventura, que acompanha o líder quilombola desde que ele ainda era Francisco, coroinha de Porto Calvo, o livro é também uma “biografia” do Quilombo dos Palmares e de tudo aquilo o que ele se tornou sob a liderança do herói. Zumbi é de Palmares tanto quanto o Palmares imortalizado pela história é de Zumbi: um não pode existir sem o outro em nossa memória coletiva.

A formação em Cinema do autor, bem como seus numerosos anos de prática como capoeirista, ficam aparentes ao longo da leitura na riqueza de detalhes da história que se constrói e na maneira como as cenas são narradas — sobretudo as cenas de batalha. E as ilustrações de Luís Matuto, que abrem cada capítulo, dão ainda mais vida à narrativa.

Nas palavras de Nilma Lino Gomes, pedagoga e ativista do movimento negro no Brasil, este é “um interessante texto literário, detalhado, com uma escrita que flui e um final surpreendente. A figura de Zumbi como protagonista foi bem construída misturando ficção e dados da realidade histórica. Há, na obra, uma mensagem de que foi na capoeira que o personagem encontrou um lugar que ajudou a dar sentido a sua ética em um mundo hostil. E a hostilidade, disputa, raiva, inveja do mundo são retratadas tanto no universo branco quanto negro”.

Palmares de Zumbi, lançamento da Editora Nemo, é uma releitura da saga de um dos maiores heróis negros do Brasil e chega às livrarias em um momento oportuno. Com as lutas quilombolas ganhando mais espaço no cenário midiático, torna-se essencial compreender o que foi o Quilombo dos Palmares, o maior quilombo da nossa história colonial e que até hoje é referência para a resistência negra.

LEONARDO CHALUB é mineiro de Belo Horizonte. Formado em Cinema e em Publicidade, aproveita seus conhecimentos nestas áreas para contar histórias emocionantes. Apaixonado por capoeira e outras lutas, acredita que é possível mudar o mundo por meio da narrativa.

LUIS MATUTO é natural de Alfenas, Minas Gerais, e formado em Design Gráfico pela UEMG. Como gravador, editou mais de 100 obras, entre gravuras em metal, linóleos e xilogravuras.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.