Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Press kit: "Orlando: Uma biografia"

"Orlando – Uma biografia", um dos maiores clássicos da moderna literatura universal, é apresentado de forma elegante e reverente pela Autêntica

Com reproduções de pintura a óleo e fotografias inéditas no Brasil, tradução de Tomaz Tadeu faz jus à publicação original de 1928

O relacionamento entre Virginia Woolf e a paisagista e também escritora Vita Sackville-West, em meados da década de 1920, foi a fonte de inspiração para o romance publicado em 1928 e que se tornou uma das obras mais conhecidas da autora. Nigel Nicolson, filho de Vita define Orlando como “a mais longa e mais encantadora carta de amor em toda a literatura”.

Orlando, descendente de uma ancestral família aristocrática inglesa, começa o romance com 16 anos, no século XVI. Acompanhamos sua vida por pouco mais de três séculos, na maior parte dos quais se mantém com a idade de 30 anos. No meio da narrativa, enviado pelo rei Charles II a Constantinopla, como embaixador da Inglaterra, ele se transforma, num passe de mágica, em mulher.

Com tradução e notas de Tomaz Tadeu, a presente edição foi concebida com zelo especial tanto pela qualidade gráfica quanto pela preocupação em reproduzir detalhes até agora esquecidos ou ignorados em edições brasileiras. Estão nela incluídas as pinturas a óleo e fotografias escolhidas pela própria autora para ilustrar a primeira edição do livro.

Edições tanto britânicas quanto americanas, incluindo as originais de 1928, não reproduziram em cores as pinturas a óleo (quatro no total); no caso das primeiras edições, por evidente falta de recursos técnicos para tal na época. Recentemente, a Folio – editora inglesa de livros especiais – produziu uma tiragem que restitui as cores às reproduções das pinturas. A Autêntica adquiriu o direito de produzir as imagens originais e o fez tal como Virginia idealizou.

Outro diferencial desta edição é que ela traz o importante subtítulo “Uma biografia”, suprimido de algumas edições brasileiras. A obra conta com o escárnio da autora sobre as biografias em voga na época e, de forma irônica, traz um índice, mimetizando a seriedade deste tipo de literatura, além de um prefácio em que Virginia agradece uma lista de nomes que teriam ajudado na feitura do livro, como se este se tratasse de uma história real, e não de um romance.

O escritor e crítico literário Silviano Santiago assina o posfácio do livro, intitulado “Entre a sensibilidade e o rigor”. Nele, explana: “Orlando, protagonista do romance, não só oscila entre os gêneros masculino e feminino, ou seja, é ele e é ela física, fraseológica e pronominalmente falando, como também experimenta e põe à prova ? em corpo masculino e em corpo feminino ? três séculos gloriosos da irrequieta e trepidante história ocidental nos parcos 36 anos de vida inquieta”.

Sobre a autora: Filha do escritor, historiador, ensaísta e biógrafo Sir Leslie Stephen, Virginia Woolf era uma crítica convicta da rígida sociedade vitoriana e, ao lado de pensadores como os também escritores Roger Fry e Duncan Grant, os historiadores e economistas Lython Strachy e John Keynes, criou o mítico Grupo Bloomsbury, círculo de intelectuais que após a I Guerra Mundial se posicionou contra as tradições literárias, políticas e sociais. Entre seus trabalhos mais importantes, destacam-se: Mrs. Dalloway (1925), Ao Farol (1927), Orlando (1928) e Um Teto Todo Seu (1929).

Serviço:
Autor: Virginia Woolf
Tradução: Tomaz Tadeu
Preço: R$64,00
Páginas: 288
Formato: 15 × 23 cm
ISBN: 978-85-8217-628-3

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.