Grupo Autêntica

Autêntica Business Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Press kit: "Jacuba é gambiarra"

Livro desvenda os termos “jacuba” e “gambiarra”

Lançamento da Autêntica Editora é o primeiro estudo sobre os dois termos publicado no Brasil em edição bilíngue

Pensando na possibilidade de que boa parte dos brasileiros entenda o que significa a palavra “gambiarra”, mas não conheçam a origem da palavra, a professora e pesquisadora Sabrina Sedlmayer concebeu a obra *Jacuba é gambiarra*, agora publicada pela Autêntica Editora.

Improvisação, quebra-galho, uso de recursos alternativos nas dificuldades do cotidiano, “gambiarra” é também uma palavra de enorme importância nas artes, na literatura e na cultura do Brasil. A proposta do livro é apresentar o termo, sua história, a localização de recorrências em célebres romances e a força desse proceder diferente, que burla o consumismo desenfreado e o mercado.

O ensaio também permite aos leitores descobrir que “jacuba”, receita simples de comida que sempre conta com um ingrediente seco, água ou café e, em momentos de muita precariedade, apenas um refresco ralo, já era um prato usado pelos africanos escravizados em Minas Gerais, no início do século XIX, como fórmula de sobrevivência.

Para a autora, o principal objetivo da obra é inspirar e instigar leitores a se aprofundarem no estudo da literatura, da antropologia, da história e das artes contemporâneas. “A hipótese desenhada neste ensaio é a de que, além de intensa cumplicidade entre os dois termos, “gambiarra” e “jacuba” performam o campo literário e o artístico e são expressões definidoras de um traço próprio da arte brasileira”, comenta.

Sobre a autora: Sabrina Sedlmayer é professora e pesquisadora na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua no âmbito da literatura comparada, especialmente com as literaturas de língua portuguesa. Em sua trajetória acadêmica já recebeu prêmios nacionais e internacionais. É autora de livros sobre as obras de Raduan Nassar, Fernando Pessoa, Jorge Luís Borges, Walter Benjamin e Giorgio Agamben, entre outros.

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.