Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Press kit: "Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica"

Educadores discutem as dimensões do ensino de Língua Portuguesa na educação básica

O que é ensinado quando se ensina Língua Portuguesa? Com que objetivo é avaliada a aprendizagem dos estudantes? Como é ensinada a Língua Portuguesa? Partindo do princípio de que o currículo implica mais do que prescrições presentes em documentos oficiais, o livro Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo, organizado por Telma Ferraz Leal e Lívia Suassuna, lançamento da Autêntica Editora, discute essas três dimensões na educação básica brasileira.

Escrita a muitas mãos por pesquisadores que participaram do V Seminário de Estudos em Educação e Linguagem, promovido pelo Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL/UFPE), a obra é dividida em oito capítulos e tem como foco a discussão sobre o currículo e o ensino de Língua Portuguesa na educação básica.

Os autores de cada capítulo mobilizam questões que evidenciam as interseções e interdependências entre os conceitos de currículo, ensino e avaliação. O livro representa o esforço de pesquisadores de diferentes universidades brasileiras no sentido de discutir o ensino de português como língua materna no contexto atual, buscando entender tendências, conflitos e apontar possibilidades para um trabalho que favoreça cada vez mais a aprendizagem nas escolas brasileiras.

Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo faz parte da Coleção Língua Portuguesa na Escola, que visa auxiliar professores nos diferentes eixos, ampliando suas práticas de ensino para uma melhor formação de alunos, com completo domínio da língua e da escrita. Organizada por especialistas das mais diversas áreas da educação e das letras, a coleção já conta com os títulos: Ler e escrever na educação infantil, O fazer cotidiano na sala de aula, Ensino de gramática e A oralidade na escola.

Sobre as organizadoras – Telma Ferraz Leal é doutora em Psicologia e professora do curso de graduação em Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e desenvolve pesquisas sobre alfabetização e ensino da Língua Portuguesa. Tem participado, como coordenadora, professora e orientadora, de cursos de formação para professores das redes públicas de ensino em diferentes estados brasileiros.

Lívia Suassuna é formada em Letras com habilitação em Português pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é membro do conselho editorial da revista Leitura: teoria & prática e professora associada da UFPE.

Ficha técnica:
Título: Ensino de Língua Portuguesa na educação básica: reflexões sobre o currículo
Organizadoras: Telma Ferraz Leal e Lívia Suassuna
Número de páginas: 208
Formato: 14 × 21 cm
Preço: R$ 38,00
ISBN: 978-85-8217-377-0
Coleção: Língua Portuguesa na Escola

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.