Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Press kit: "Gadamer & a Educação, G. H. Mead & a Educação"

Contribuições dos filósofos Mead e Gadamer à educação ganham publicações

Os grandes pensadores Hans-Georg Gadamer e Georg Herbert Mead têm suas contribuições à educação resgatadas e analisadas em dois novos títulos que integram a Coleção Pensadores & Educação: Gadamer & a Educação e G.H. Mead & a Educação, lançamentos da Autêntica Editora. Os livros são de autoria, respectivamente, de Hans-Georg Flickinger e Cledes Casagrande. Ambos apresentam as ideias, conceitos e teorias dos dois filósofos e discutem suas possibilidades e potencialidades para a educação — em termos de suas eventuais “aplicações”, “usos” e desafios frente ao mundo de hoje.

Em Gadamer & a Educação, Flickinger, reconhecido internacionalmente pela sua competência no campo da Hermenêutica Filosófica, trata das variadas e profundas relações que se pode estabelecer entre o pensamento de Gadamer com a educação, com destaque para as questões relativas ao saber prático, a fundamentação do espírito crítico e a ética envolvida nos processos de ensinar e aprender. Como a concepção gadameriana coloca-se contra a validade exclusiva da ideia de objetividade e problematiza as pretensões universalistas da pedagogia, este livro enriquece sobremaneira a bibliografia nacional, tanto no campo da educação quanto no campo da filosofia. Gadamer é considerado o maior expoente da Hermenêutica Filosófica e exerceu profundas influências no cenário intelectual do século XX.

Na obra G.H. Mead & a Educação, por sua vez, Cledes Casagrande, destacado especialista brasileiro na obra de Georg Herbert Mead, expõe e indaga, de modo claro e rigoroso, as ideias desse importante filósofo estadunidense, sempre em busca de articulá-lo com a educação, com destaque à gênese social do self. Além disso, Casagrande discute variadas questões de acentuada importância educacional, como a formação dos significados, a comunicação, a evolução humana e o brincar e o jogar como instâncias de formação. Georg Herbert Mead é aclamado como o pai do interacionismo simbólico e propôs a passagem do paradigma da consciência para o da comunicação intersubjetiva, tendo contribuído decisivamente para uma compreensão acurada dos processos de individuação e subjetivação por meio da socialização.

A Coleção Pensadores & Educação dirige-se não só a professores, pesquisadores e alunos dos cursos de licenciatura, mas também a todos aqueles ligados às Ciências Humanas e Sociais. Os novos títulos vêm se somar a mais de duas dezenas de outros importantes intelectuais, como Bauman, Boaventura e Paulo Freire.

Sobre os autores – Hans-Georg Flickinger é doutor em Filosofia pela Universidade de Heidelberg, Alemanha, e é atualmente professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Cledes Casagrande possui doutorado em Educação pela PUCRS. Atualmente é bolsista PNPD-CAPES realizando estágio docente no Mestrado em Educação do Centro Universitário La Salle (Unilasalle) de Canoas (RS). Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia da educação, teorias da educação, gestão educacional e formação de professores.

Ficha técnica
Título: Gadamer & a Educação
Autor: Hans Georg Flickinger
Número de páginas: 136
Formato: 13 × 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-8217-443-2

Título: G.H. Mead & a Educação
Autor: Cledes Casagrande
Número de páginas: 128
Formato: 13 × 21 cm
Preço: R$ 29,00
ISBN: 978-85-8217-441-8

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.