Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Rediscutindo a mestiçagem no Brasil – Identidade nacional versus Identidade negra

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Integrante da Coleção Cultura Negra e Identidades, da Autêntica Editora, esse livro aborda a identidade brasileira dando enfoque à necessidade de se pensar a constituição mestiça da nação e a identidade negra enquanto constituída e constituinte no decorrer da história. Trata-se de um livro fundamental para professores, educadores, historiadores, antropólogos, pesquisadores e demais interessados em se aprofundar no estudo sobre os modos como se dão as relações no Brasil. Fenômeno esse que deixa vestígios em todas as esferas, sejam econômicas, sociais, políticas ou culturais.

No livro, kabengele Munanga trata da mestiçagem na história da humanidade, das ideologias da mestiçagem, da mestiçagem no fenômeno brasileiro; da mestiçagem como símbolo da identidade negra.

“O período estudado vai do século XIX à primeira metade do século XX, revelando o direcionamento, as possibilidades e os efeitos, ainda não esgotados, da mestiçagem com os condicionamentos exercidos sobre ela pelas duas grandes conquistas nacionais dos oitocentos: Independência e Abolição. Conquistas que suscitaram a redefinição da presença do negro e a reproposição de seu significado na sociedade brasileira, a qual se pretendia branca, cristã, europeizada”.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.