Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Norbert Elias & a Educação

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Norbert Elias & a Educação, da Autêntica Editora, mostra a vida e a obra de Norbert Elias contemplando as contribuições do sociólogo para se pensar a Educação. “No campo dos estudos educacionais, o trabalho de Norbert Elias abre caminhos para a compreensão da formação do indivíduo e suas implicações com as apropriações dos objetos da cultura, como os modos de ler e as relações com os livros. Também propicia a análise dos efeitos produzidos pelos bens simbólicos no espaço social e dos processos de interiorização dos constrangimentos que permitem o aprendizado da vida em grupo. Além do mais, a civilidade, conceito-chave na documentação normativa utilizada pelo sociólogo, vai se tornando uma pedagogia do comportamento privado e público ao combinar a aprendizagem das boas maneiras com as bases da instrução elementar, como a leitura e a ortografia”.

O livro trata das contribuições de Norbert Elias para os estudos educacionais. Ao contemplar a vida e a obra do sociólogo alemão tardiamente reconhecido, e hoje referência e fonte de inspiração para cientistas sociais, a autora mostra porque a obra de Norbert Elias deve ser olhada com atenção pelos pedagogos.

Elaborando uma teoria sobre os processos de civilização, ele estudou costumes e comportamentos das sociedades em oito séculos de histórias e comprovou estreitos vínculos entre o processo civilizador individual e o processo civilizador social. No campo da Educação, Norbert Elias abre caminho para compreendermos a formação do indivíduo e o modo como ele se apropria dos objetos culturais e bens simbólicos no espaço social.

Nesta publicação, a autora mostra os conceitos de Norbert Elias fundamentais à pesquisa educacional e trata, sob a ótica do sociólogo, de etiqueta e dominação; da relação entre livro, leitura e civilidade, entre outros temas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.