Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - História da cultura escrita: séculos XIX e XX

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Essa obra apresenta ao leitor um conjunto de artigos que buscaram comumente apreender os diversos modos pelos quais os indivíduos, as famílias e os grupos sociais participaram na história da cultura escrita durante os séculos XIX e XX, particularmente no Brasil.

Os autores fizeram inúmeras pesquisas, com equipes da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal de Pernambuco, da Universidade Federal de Santa Maria e do Centre de Recherches sur le Brésil Contemporain (CRBC), da École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, para a produção dos estudos sobre a cultura da escrita no país.

Esses estudos enfocam, em escalas distintas, um eixo principal: os modos de inserção não-escolares, o manuscrito e a oralidade. Essas três dimensões são geralmente desconsideradas pela historiografia, que acredita na escolarização como processo absoluto de entrada nessa cultura e na produção e na propagação do impresso como as maiores evidências de usos da escrita.

O livro é destinado a professores, pesquisadores, educadores em geral e a todas as pessoas interessadas em conhecer a história da cultura escrita brasileira nos séculos XIX e XX.

História da Cultura Escrita: Séculos XIX e XX é uma parceria entre a Autêntica Editora e o Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. O Ceale integra a Rede Nacional de Centros de Formação Continuada e Desenvolvimento da Pesquisa.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.