Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Foucault & a Educação

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro situa e analisa o pensamento de Michel Foucault, tanto para compreendermos o presente, quanto para extrairmos dele novas maneiras de problematizar as nossas práticas e teorizações educacionais não só no ambiente escolar como também em outros espaços e instâncias sociais.

Por meio do estudo sobre a vida e a obra de Foucault, bem como seu diálogo com a educação, o autor explora conceitos como episteme, arqueologia, genealogia, governa-mentalidade, dispositivo, arquivo, discurso, enunciado e tecnologias do eu. Sendo assim, ele mostra o quão produtivo é pensar e problematizar a Educação a partir de tais conceitos e das relações entre o poder e o saber. A análise da obra foucaultiana realizada por Alfredo Veiga-Neto contribui para o entendimento das relações entre a pedagogia e a subjetivação moderna, entre os dispositivos disciplinares e as configurações atuais do controle e da soberania.

A publicação é voltada principalmente para educadores, pesquisadores, estudantes dos cursos de formação de professores e demais interessados em pensar as relações entre a Educação e o mundo contemporâneo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.