Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Construção de habilidades – trama de ações e relações

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

No livro Construção de habilidades – trama de ações e relações, da Autêntica Editora, a terapeuta ocupacional, professora e doutora em Educação Kátia Bueno investiga os modos de socialização e de transmissão familiar de habilidades artísticas e esportivas. A arte daquele menino da favela que vira craque de futebol já na pré-adolescência é puro dom? E a menina que ganha o concurso de violão, o jovem campeão de hipismo e os destaques do piano e da dança? Como se explicam esses fenômenos? Para a autora, as habilidades são construções sociais e culturais. “Em cada época e em cada contexto sociocultural, novas habilidades surgem enquanto outras desaparecem, novos modos de ação são conhecidos e aprendidos, quando outros são abandonados”, afirma a autora que apresenta em seu livro quatro estudos de caso de jovens que se encontram em processo de constituição de habilidades.

Seu estudo mostra que o talento não se limita a uma ou outra classe, podendo se manifestar em todos os contextos socioeconômicos. Porém, Kátia vai além da idéia de “puro” dom e visita autores consagrados da Sociologia da Educação procurando entender quais fatores externos, como o social e o familiar, levam o jovem a desenvolver sua habilidade, ou como muitos chamam, dom, e a persistir no caminho artístico ou esportivo. Além de ressaltar o papel da família na trajetória desse jovem, a autora questiona o papel do educador nesse cenário.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.