Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Pesquisas evidenciam papel da biblioteca escolar como espaço de aprendizagem

26/03/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Pesquisas recentes relacionadas à educação mostram que bibliotecas escolares de diversos países têm hoje um papel que vai muito além de um espaço de promoção de leitura. Elas são, principalmente, espaços de aprendizagem. Mas tal espaço deve ser adequado a esse propósito e os bibliotecários precisam realizar ações mais efetivas na orientação dos estudantes, assim como na implementação e no aperfeiçoamento de práticas escolares dentro das bibliotecas. Para subsidiar bibliotecários e educadores nessa tarefa, Bernadete Campello compila em Biblioteca escolar – Conhecimentos que sustentam a prática, lançamento da Autêntica Editora, inúmeras pesquisas desenvolvidas em várias universidades, que evidenciam como a biblioteca escolar pode fazer diferença na escola.

A obra contribui para que bibliotecários e educadores estabeleçam e aperfeiçoem práticas que tornem a biblioteca também um espaço de aprendizagem. Mostra que uma prática baseada em evidências, ou seja, embasada em resultados de pesquisas sobre bibliotecas escolares e a subsequente reflexão sobre eles, pode proporcionar ideias inovadoras que apurem as práticas educativas de bibliotecários.

Os seis capítulos que compõem a obra descrevem estudos sobre a biblioteca escolar realizados por pesquisadores de universidades de quatro países: Estados Unidos, Suécia, Austrália e Canada. Realizados no período de 2002 a 2010, foram publicados originalmente no periódico School Libraries Worldwide e abrangem pesquisas sobre como a biblioteca ajuda na aprendizagem dos estudantes, como o estudante constrói significados da biblioteca escolar, como o diretor da escola percebe a biblioteca escolar e o bibliotecário, quais elementos favorecem a colaboração entre bibliotecários e professores, o trabalho colaborativo no desenvolvimento de habilidades informacionais e aquisição de habilidades informacionais desde a educação infantil, além de um panorama sobre as tendências da pesquisa sobre biblioteca escolar.

A proposta da autora é que, a partir dessas pesquisas, novas ideias inspirem os profissionais a investigar a realidade da biblioteca escolar no Brasil, descobrindo evidências que permitam ampliar o seu papel educativo.

Clique aqui para ler capítulo inicial do livro.

Sobre a autora (compiladora) – Bernadete Campello é mestre em Biblioteconomia e professora da Escola de Ciência da Informação da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), onde coordena o Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar. Seus interesses estão voltados para biblioteca escolar e fontes de informação. Já publicou pelo Grupo Editorial Autêntica as obras Letramento informacional – Função educativa do bibliotecário na escola, A biblioteca escolar – Temas para uma prática pedagógica, Como usar a biblioteca na escola – Um programa de atividades para o ensino fundamental, Introdução às fontes de informação e Como orientar a pesquisa escolar – Estratégias para o processo de aprendizagem.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.