Livro discute o aperfeiçoamento das práticas de ensino para crianças afro-americanas

29/07/2008 — Assessoria de Comunicação

As crianças afro-americanas representam 30% dos estudantes de escolas públicas dos Estados Unidos. Nos vinte maiores distritos escolares, totalizam mais de 70% do número de matriculados. No entanto, esses estudantes têm um rendimento muito abaixo dos colegas brancos, de acordo com as avaliações padrão de rendimento acadêmico dessas escolas. Esse é um dos motivos pelo qual Gloria Ladson-Billings escreveu The dreamkeepers: successful teachers of African-American children.

Traduzido para o português por Cristina Antunes, Os Guardiões dos sonhos – o ensino bem-sucedido de crianças afro-americanas oferece uma oportunidade de colocar os problemas vividos por essas crianças no centro do debate sobre Educação. Ladson-Billings acredita que a busca por uma educação de qualidade é um sonho vago para a comunidade afro-americana, mas que não pode acabar.

A autora estudou um grupo de professores que fazem um grande trabalho em escolas de baixa renda, predominantemente afro-americanas, com o objetivo de oferecer modelos para o aperfeiçoamento da prática e desenvolvimento de teoria fundamentada, além de utilizar sua experiência como ex-aluna afro-americana do ensino público: “O livro é ao mesmo tempo reflexivo e empírico. No seu núcleo está a história da prática pedagógica de oito professores exemplares. No entanto, minhas próprias experiências como aluna afro-americana que passou pelo ensino público com êxito funcionam como um pano de fundo para minha compreensão daquela prática. O que existia na minha vida escolar que me permitiu perseverar e vencer? Não estou deixando de lado o fato de que minha escolarização se deu em uma época diferente e talvez mais simples. Ainda guardo vívidas lembranças do modo como a escolarização me afetou tanto positivamente como negativamente, e essas memórias me ajudam a ver e compreender as práticas nas salas de aula atuais”, diz Ladson-Billings.

A crônica do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos acredita na educação como o ponto principal para a luta dos afro-americanos por oportunidades iguais e pela cidadania plena. Por isso, a busca dos afro-americanos pelo acesso à escolarização e por uma educação de qualidade, se torna o caminho mais direto para a realização do sonho.

O livro discute a idéia de ensino culturalmente relevante e suas implicações na formação de alunos afro-americanos e de professores; além de analisar as interações sociais dentro das salas de aula, a alfabetização e o ensino de Matemática. Essa análise cria oportunidades a professores atuantes e em formação, de criar estratégias e técnicas apropriadas para as salas de aula.

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