Coletânea discute territórios educativos na educação do campo

30/07/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A educação do campo constitui-se atualmente como materialidade nas políticas públicas, nos movimentos sociais, nas universidades, nos debates dos meios de comunicação, nas instâncias jurídicas, nas escolas, nos seminários e congressos científicos, nos órgãos estaduais, e a cada dia avança nas secretarias municipais de educação. Para sistematizar e refletir sobre as ideias e práticas que tecem a educação do campo, as educadoras Maria Isabela Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Santos e Aracy Alves Martins organizam a obra Territórios educativos na educação do campo: escola, comunidade e movimentos sociais, lançamento da Autêntica Editora, que reúne 12 artigos de mais de 30 especialistas na área, que discutem princípios, conceitos e métodos.

Os capítulos do livro são leituras dos campos de desafios nas construções dos territórios da Educação Básica e da Educação Superior, explica o prefaciador da obra, o geógrafo Bernando Mançano Fernandes, coordenador da Cátedra Unesco de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. “São análises, interpretações e descrições das realidades, dos desafios, das soluções, das resistências, das superações e das persistências nas caminhadas e marchas que fazemos dia a dia para construirmos territórios imateriais a partir de nossas intencionalidades, para contribuirmos com o desenvolvimento dos territórios materiais”, complementa.

O livro integra a Coleção Caminhos da Educação do Campo, que tem como objetivos divulgar e socializar resultados de pesquisas, relato de práticas, modelos didáticos e ensaios em torno de temas relevantes no contexto da construção de um projeto para a Educação do Campo. Pela mesma coleção já foram publicados outros quatro títulos: Educação do campo – Desafios para a formação de professores, de Aracy Alves Martins e Maria Isabel Antunes-Rocha; Outras terras à vista – Cinema e Educação do Campo, de Aracy Alves Martins, Inês Assunção de Castro Teixeira, Mônica Castagna Molina e Rafael Litvin Villas Bôas (Orgs.); Escola de Direito – Reinventando a escola multisseriada, de Maria Isabel Antunes-Rocha e Salomão Mufarrej Hage (Orgs.); e Licenciaturas em Educação do Campo – Registros e reflexões a partir das experiências piloto (UFMG; UnB; UFBA e UFS, de Laís Mourão Sá e Mônica Castagna Molina (Orgs.).

Sobre as organizadorasMaria Isabel Antunes-Rocha é doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Psicologia Social pela UFMG, onde é docente na Faculdade de Educação e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo. Maria de Fátima Almeida Martins é doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. É professora adjunta na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o curso de Licenciatura em Educação do Campo. Aracy Alves Martins é doutora em Educação pela UFMG, com pós-doutorado realizado na Universidade do Minho, e na Unicamp/Universidade de Coimbra. Professora associada da Faculdade de Educação da UFMG no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

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