Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coleção MIMO lança mais uma obra: Os últimos dias de Immanuel Kant

31/03/2011 — ADCom Comunicação Empresarial

Os últimos dias de Immanuel Kant (Autêntica Editora, R$ 23,00, 96 páginas, formato 13cm x 18cm – 0800 28 31 322) traz o relato dos últimos dias de Kant na versão de De Quincey, em bela tradução de Tomaz Tadeu. A obra tornou-se conhecida, entre nós, sobretudo através de Jorge Luis Borges, que tinha grande estima por De Quincey e, em particular, pelo memorial sobre Kant.

Thomas De Quincey (1785-1859) ficou conhecido pelos ensaios “Confissões de um comedor de ópio inglês” e “Do assassinato considerado como uma das Belas Artes”, publicado, pela primeira vez, em fevereiro de 1827, no Blackwood’s Magazine e reproduzido, com mudanças consideráveis, em 1854, no terceiro volume da primeira edição de suas obras completas.

Na verdade, como adverte desde o início o próprio De Quincey, seu memorial é uma tradução livre e “enriquecida” do livro Immanuel Kant in seinen letzten Lebensjahren (1804), de autoria de Ehrgott Andreas Christoph Wasianski (1755-1831), discípulo e um dos amanuenses de Kant.

As criativas traduções de De Quincey não se limitavam à ampliação dos detalhes. Ele as moldava ao seu próprio estilo, feito de sentenças longas e profusamente intercaladas.

É notável também o método de colagem utilizado pelo autor na composição da obra. Ao narrar “Os últimos dias de Immanuel Kant”, o escritor inglês criou um único texto, partindo de narrações de diversas testemunhas mas, em vez de indicar a fonte em cada caso, preferiu apresentar essa collage de textos como uma única narração atribuída a Wasianski, para obter unidade literária.

Embora De Quincey não deixe transparecer, suas fortes restrições à filosofia transcendental kantiana na sua peculiar tradução particular do texto de Wasianski podem ser percebidas aqui e ali com alguma ponta de ironia, em particular, sobre os curiosos métodos sanitários do filósofo alemão.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.