Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

A violência no ambiente escolar e a síndrome do medo são temas de livro

27/10/2008 — Assessoria de Comunicação

A violência urbana e a falta de segurança pública estão cada vez mais comuns em nossa sociedade. A freqüente preocupação da população com a brutalidade, a impunidade e a crescente ocorrência de casos de violência, que vêm se tornando cada vez mais cruéis principalmente nas grandes cidades, contribui para a disseminação da síndrome do medo. A reprodução dessa violência e dessa insegurança é também cada vez mais comum dentro da escola. Adolescentes e até crianças rapidamente se envolvem em diversas práticas violentas no ambiente escolar, sejam com “zoações”, indisciplina ou agressividade.

O livro A síndrome do medo contemporâneo e a violência na escola, de Luiz Alberto Oliveira Gonçalves e Sandra de Fátima Pereira Tosta, trata dessa violência rotineira em ambientes escolares, que põe em risco a integridade física e psicológica de muitas pessoas. Os autores fizeram um estudo aprofundado dessa realidade, a partir de um trabalho de campo realizado com o intuito de abordar com clareza a violência de uma escola de periferia, cercada pelo tráfico de drogas, e a relação dos atores da instituição com a desordem e a criminalidade, presentes nesse ambiente.

A obra apresenta também uma análise de como os adolescentes entram na carreira do crime, além de uma leitura de filmes que discutem a violência na perspectiva da teoria crítica e da psicanálise. O livro não é apenas voltado para os envolvidos com Educação, mas também para as autoridades, gestores e para a sociedade em geral, que sofre cada vez mais com a violência e com a síndrome do medo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.