Fique por dentro do Grupo Autêntica
01/01/2007 — Assessoria de Comunicação
O professor pode atuar como mediador eficiente na aquisição de regras ortográficas pelas crianças e adolescentes em sala de aula. Mas como isso pode acontecer? Para mostrar o caminho que o professor e o educador devem percorrer para possibilitar aos alunos um entendimento mais consciente da ortografia, o autor Artur Gomes de Morais organizou o livro O aprendizado da ortografia. Nele, o professor vai encontrar pesquisas realizadas com crianças brasileiras que freqüentam as redes pública e privada de ensino, das séries iniciais, que estão aprendendo a ortografar a nossa língua. Os resultados sinalizam o caminho a ser seguido nas escolas ao mostrar as dificuldades dos alunos e sugerir a necessidade de se ensinar ortografia de forma que as crianças possam gerar, criar, e não apenas memorizar palavras e regras.
Trata-se de um livro fundamental aos professores e alfabetizadores, uma vez que mostra dados de um trabalho feito com crianças de séries iniciais, apontando suas dificuldades e interpretações sobre palavra e ortografia. De forma bem didática e prática, alguns desses procedimentos foram apresentados detalhadamente para que o professor possa ensinar ortografia com mais consistência e mais recursos.
Ao falar sobre o papel da escola no desenvolvimento da língua escrita, os autores mostram que “os professores devem pesquisar junto com seus alunos, partindo do conhecimento que esses têm das concepções e ‘teorias’ por eles criadas, analisando assim a língua portuguesa tanto morfologicamente como semanticamente”.
Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).