Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Coletânea analisa as relações de Michel Foucault com o cristianismo

12/11/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

O cristianismo é um dos temas mais visitados por Michel Foucault. Desde sua tese A história da loucura na idade clássica de 1961, até seu último curso no Collège de France em 1984, intitulado A coragem da verdade, a palavra “cristianismo” não designa para o filósofo francês uma doutrina nem uma representação do mundo, mas um um conjunto inovador de técnicas de governo das almas. Esse lugar central do cristianismo na obra de Foucault tem sido muitas vezes reduzido pelos comentadores entre duas variáveis simplistas: pecado e confissão. Mas há muito mais a se apreender. Foucault e o cristianismo, lançamento da Autêntica Editora, reúne dez textos organizados por Cesar Candiotto e Pedro de Souza que revelam a riqueza pouco conhecida da leitura que Foucault faz do cristianismo e as consequências para a história das relações entre sujeito e verdade.

Para refletir sobre a força ainda presente do cristianismo em processos contemporâneos de objetivação e subjetivação, além de experimentar formas de analisar sua história para tratar as práticas contemporâneas de religiosidade e compreender as atuais relações do sujeito consigo mesmo, presentes na prática cristã, esta obra reúne trabalhos apresentados no I Fórum Internacional de Estudos Foucaultianos, intitulado O Cristianismo em Michel Foucault, realizado em 2010 na Universidade Federal de Santa Catarina, e que reuniu pesquisadores nacionais e estrangeiros como Philippe Chevalier, Antony Manicki, Durval Albuquerque e os próprios organizadores da obra. Pela primeira vez no Brasil, aparece em uma só publicação um conjunto de estudos que mostram uma outra relação entre discurso, sujeito e verdade desde o cristianismo primitivo.

Foucault e o cristianismo integra a coleção Estudos Foucaultianos, indicada tanto para leigos e iniciantes que queiram se familiarizar com o pensamento de Foucault, como para especialistas que queiram aprofundar reflexões em seus respectivos campo de atuação, A coleção reúne obras individuais ou coletivas que tratam de Política, Educação, Medicina, Sociologia, História, Literatura, Filosofia ou Estudos Culturais, a partir da ampla e multifacetada perspectiva desenvolvida por Michel Foucault.

Sobre os organizadores – Cesar Candiotto é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault. Bacharel e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile, é professor do curso de Filosofia e do programa de pós-graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É autor de Foucault e a crítiva da verdade, publicado pela Autêntica Editora.

Pedro de Souza possui graduação pela Universidade Metodista de São Paulo (1979), mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1993). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal de Santa Catarina. É autor do livro Michel Foucault. O trajeto da voz na ordem do discurso (Editora RG).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.