Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Heróis e exílios – Ícones gays através dos tempos resgata personagens símbolos do homossexualismo ao longo da história

06/05/2011 — ADCom Comunicação Empresarial

Heróis e Exílios aborda, fundamentalmente, o destino e as realizações de alguns indivíduos altamente talentosos, homens e mulheres, que se viram exilados por causa de sua homossexualidade.

Entre eles, o artista renascentista italiano Benvenuto Cellini (1500-1571), a Rainha Cristina da Suécia (1629-1689), o poeta romântico inglês Lorde Byron (1788-1824), o dramaturgo irlandês Oscar Wilde (1854-1900), e o novelista americano James Baldwin (1924-1987).

Alguns foram mandados para o exílio; outros escolheram fugir, para escapar à condenação e ao assédio da sociedade em que viviam. Quaisquer que fossem suas razões pessoais para o exílio, todos esses homens e mulheres demonstraram grande coragem ao não permitir que tanto eles próprios, quantos suas criações, fossem vencidos por indivíduos preconceituosos, cujos próprios nomes agora estão esquecidos.

Escrito por Tom Ambrose e com tradução de Elisa Nazarian, a obra mostra o longo período de perseguição e exílio imposto aos homossexuais pela sociedade.

Não apenas a sodomia era um crime grave, punível com a morte, o exílio, ou a prisão, como sua própria menção chocava a sociedade convencional. O exílio de Lorde Byron da Inglaterra, por exemplo, foi causado não pelo conhecimento comum de seus casos de adultério, mas pela revelação, por parte da imprensa, de sua correspondência homoerótica.

O exílio e a desgraça social também foram o preço que o abastado William Beckford (1760-1844), contemporâneo próximo de Byron, teve que pagar quando o conteúdo de suas cartas de amor a um jovem primo foi descoberto. O fato de que, no século XVIII, pessoas como a escritora Anne Lister (1791-1840) e William Beckford fossem bastante corajosas para anotar suas próprias emoções homoeróticas, é uma prova de sua honestidade e coragem.

Atualmente, estamos testemunhando um desejo de encorajar os gays para que assumam um papel totalmente integrado na sociedade moderna. Para aqueles que foram mandados para o exílio, como Lorde Byron, ou aqueles que escolheram o exílio, como o escritor Paul Bowles, suas obras permanecem como prova de seu espírito pioneiro. Suas vidas são, certamente, um testemunho das palavras de Ralph Waldo Emerson: “Não siga por onde o caminho possa conduzir. Vá, ao invés disto, por onde não haja caminho, e deixe uma trilha.”

Tom Abrose é escritor e historiador. Entre seus livros mais recentes, ainda não traduzidos para o português, estão: The Nature of Despotism: From Caligula to Mugabe, the Making of Tyrants (2008), Godfather of the Revolution (2008) e Prinny and his Pals (2009) uma reavaliação da personalidade de George IV.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.