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Iniciativa do Inep reascende questão da alfabetização infantil, tratada pela Autêntica em alguns de seus títulos

16/04/2008 — Assessoria de Comunicação

É na infância que acontecem os primeiros contatos com as letras e a linguagem. É também nesse período que as crianças têm acesso ao fascinante mundo da leitura e da escrita. Para avaliar a quantas anda a qualidade do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino, após um ano de escolaridade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do MEC, lança o Provinha Brasil. A proposta é oferecer aos gestores públicos e aos professores informações sobre o nível de alfabetização dos alunos, ainda no início do processo de aprendizagem, possibilitando intervenções para corrigir possíveis insuficiências apresentadas nas áreas de leitura e escrita.

Antenada com a importância de se investir na qualidade de alfabetização dos alunos já na educação básica, a Autêntica tem dado espaço em seu catálogo para livros que privilegiem esse tema. Alguns deles são: Alfabetização – uma perspectiva humanista e progressista; Letramento – um tema em três gêneros e Dificuldades de aprendizagem na alfabetização. O primeiro, de Stefânie Arca Garrido Loureiro apresenta um trabalho de alfabetização desenvolvido com uma turma de alunos em uma escola pública de Belo Horizonte e uma metodologia de alfabetização fundamentada na teoria humanista de Carl Rogers, pioneiro no desenvolvimento da chamada Psicologia Humanista e nas idéias de Paulo Freyre, referência em Educação.

O leitor pretendido para o livro Letramento – um tema em três gêneros é aquele que se interessa por letramento e alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e também por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura. Já Dificuldades de aprendizagem na alfabetização, de Maria de Fátima Cardoso Gomes e Maria das Graças de Castro Sena, trata do processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos que estão em fase de aquisição dessas habilidades e as dificuldade desse processo. Dificuldades escolares, familiares e pessoais que se articulam formando uma rede que leva os aprendizes ao sucesso e/ou ao fracasso na leitura e na escrita são abordadas.

Para aqueles que querem se aprofundar sobre o Provinha Brasil, o site é http://provinhabrasil.inep.gov.br.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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