Grupo Autêntica

G. H. Mead & a Educação

R$ 44,90

Temporariamente indisponível


Distribuidores e Livrarias:
Temporariamente indisponível

Carregando...

Este livro apresenta as bases gerais do pensamento do filósofo George Herbert Mead, bem como suas muitas contribuições para a Pedagogia contemporânea. Cada vez mais é reconhecida a sua importância para a Psicologia Social e para a própria Sociologia do século XX.

Considerado o pai do interacionismo simbólico, Mead assumiu uma postura pós-metafísica e propôs a passagem do paradigma da consciência para o da comunicação intersubjetiva, tendo, assim, contribuído decisivamente para uma compreensão acurada dos processos de individuação e subjetivação por meio da socialização. Além disso, suas posições antibehavioristas e seu interesse acerca das relações entre a mente e a linguagem fizeram de Mead um autor decisivo para se compreender melhor a representação, a formação do self, o construtivismo, o caráter de impermanência das identidades, a inseparabilidade entre as dimensões individual e social do sujeito moderno e o comportamento humano.

Infelizmente ainda pouco conhecido no Brasil, esse neopragmatista manteve, na Universidade de Chicago, estreitas relações intelectuais com John Dewey, que reconhecia em Mead uma acurada percepção para os problemas sociais, a partir de uma perspectiva inédita e fecunda.

Páginas: 128 • Formato: 13 x 21 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788582174418 • Código: 11684 • Área temática: Filosofia da Educação • Autêntica Editora • Edição: 1 • Coleções: Pensadores & Educação / Temas & Educação • Coordenadores da Coleção Alfredo Veiga-Neto • Mês/Ano de publicação: 06/2014


Resenhas sobre o livro

Mostrar todas ↓

Material para imprensa Press kit para jornalistas

Obras da mesma área

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.