Comunicação e mobilização social

A coleção tem como eixo temático a comunicação nos mais variados processos de mobilização social, trazendo abordagens que se referem aos estudos e às reflexões sobre as estratégias comunicativas adotadas em projetos de transformação que requerem a intensa mobilização da sociedade. Seu perfil abrange estudos sobre a comunicação nos movimentos populares e nas organizações não-governamentais e sobre as relações comunicativas entre poder público e sociedade civil através de instâncias de deliberação democrática. Além disso, comporta relatos e análises críticas de casos de movimentos, projetos de mobilização social e de projetos de relacionamento entre organizações públicas e privadas e comunidades, tendo sempre como foco as estratégias de comunicação, suas características e aplicações.

As reflexões sobre os movimentos sociais e projetos de mobilização contemporâneos têm trazido questões instigantes para o campo da Comunicação Social que não se circunscrevem apenas ao domínio do uso dos meios de comunicação de massa, mas também ao campo das estratégias para administrar amplas redes de relacionamento, gerando e mantendo um vínculo de responsabilidade compartilhada entre os sujeitos que se unem em torno de uma causa social.

Nos dias de hoje, o imenso volume de estímulos produzidos pela “sociedade da informação”, disputa a atenção dos indivíduos em torno das mais variadas questões. Os projetos de mobilização percebem a necessidade de lidar com estratégias de comunicação para propor e sustentar publicamente suas causas, divulgar suas ações e convocar os sujeitos à participação. Isso se torna ainda mais importante no contexto de uma sociedade democrática em que os valores ligados à cidadania propõem uma ação compartilhada entre os diversos atores sociais e uma ligação essencial entre o poder público e a sociedade civil.

Conselho Editorial:

Cicilia Maria Krohling Peruzzo – Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Presidente da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, no período 1999-2002. Autora dos livros “Relações públicas no modo de produção capitalista”, “Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania” além de organizadora de diversas coletâneas de Comunicação. Publicou grande número de artigos em revistas científicas no País e no Exterior.

Desireé Cipriano Rabelo – Professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Máster em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade de Salamanca. Faz parte do Conselho Consultivo da Cátedra Unesco de Comunicação/Brasil e da diretoria da Associação Brasileira de Jornalismo Científico. É autora do livro “Comunicação e Mobilização na Agenda 21 local” (EDUFES/FACITEC).

Márcio Simeone Henriques – Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, organizador e co-autor do livro “Comunicação e Estratégias de Mobilização Social”, Coordenador do Projeto de Extensão “Comunicação para Mobilização Social” – Mobiliza, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Nísia Maria Duarte Werneck – Consultora do Instituto Brasil Voluntário – Faça Parte e do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, Consultora do Banco Rural para o desenvolvimento do Projeto e Planejamento do Instituto Júnia Rabello, Arquiteta pela Universidade Federal de Minas Gerais, Especializada em Análise Econômica do Desenvolvimento Urbano pela UFMG.

Rennan Lanna Martins Mafra – Relações Públicas, Professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre e Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, co-autor do livro “Comunicação e Estratégias de Comunicação Social”.

Coordenador da Coleção

  • Márcio Simeone Henriques
Receba as novidades da Autêntica Editora
Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.