Grupo Autêntica

Mark Twain

Mark Twain, ou Samuel Langhorne Clemens (1835-1910), foi um escritor norte-americano, e é considerado um dos autores mais importantes da literatura daquele país.
Nasceu no Estado de Missouri. Em 1839, sua família se mudou para a cidadezinha de Hannibal, às margens do rio Mississipi, e foi nela que ele se baseou para criar o vilarejo de São Petersburgo, onde vive Tom Sawyer. Desde criança, conheceu a tristeza e a violência, viu escravos sendo açoitados e homens baleados em plena rua. Estudou em uma escola particular, mas aos 12 anos ficou órfão de pai e aos 13, deixou a escola para se tornar aprendiz de tipógrafo. Em 1850, foi trabalhar no jornal de seu irmão, Orion, como impressor e assistente editorial. Foi então que descobriu que gostava de escrever.
Tinha herdado o espírito aventureiro do pai e em 1852 deixou a cidade para trabalhar em uma tipografia em St. Louis. Em 1856, tornou-se piloto fluvial. Foi assim que adquiriu conhecimentos sobre navegação que, mais tarde, usou neste livro. Nessa época, começou a escrever textos de humor e adotou o pseudônimo “Mark Twain”, expressão usada pelos barqueiros e que significava “marca segura para navegar”.
Em 1861, quando Mark Twain tinha 26 anos, estourou a Guerra de Secessão nos Estados Unidos. Mesmo tendo nascido no Sul, ele se recusou a lutar a favor da escravidão e se refugiou nas montanhas do Oeste, onde começou, sem sucesso, a procurar ouro. Depois trabalhou como repórter para vários jornais. Em 1865, tornou-se conhecido do público com o conto “A célebre rã saltadora do Condado de Calaveras”.
Entre seus principais livros, que se caracterizam pelo estilo simples, acessível e cheio de humor, estão As aventuras de Tom Sawyer (1876), O príncipe e o mendigo (1880), A vida no Mississipi (1883), As aventuras de Huckleberry Finn (1885) e Um ianque na corte do Rei Artur (1889).
Mark Twain é considerado o pai da literatura americana moderna e deu vida a dois dos mais importantes e carismáticos personagens americanos de livros infantis, Huckleberry Finn e seu amigo Tom Sawyer. Faleceu em Redding, em Connecticut, Estados Unidos, no dia 21 de abril de 1910.

Mark Twain
Receba as novidades da Autêntica Editora
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.