Sonia Rosa

Nasci e moro na cidade do Rio de Janeiro. Sou professora e gosto muito de crianças. Procuro sempre ficar perto delas pra puxar conversa e saber o que pensam sobre a vida, as pessoas, os fatos, a natureza, as coisas. Essas conversas renovam minhas ideias, me fazem repensar o mundo e me ajudam a criar histórias.
Nunca imaginei que me tornaria escritora. Digo que esse foi um presente que a vida me deu. Foi mesmo. Não havia livros na minha casa. A vida era difícil, mas tive muita sorte. Na escola em que estudava havia uma biblioteca cheia de livros. Uma grande maravilha! Logo fiquei amiga dos livros e íntima das palavras. Isso fez uma enorme diferença na minha vida. Criei um diário. Escrevia todos os dias. Quando estava triste ou quando estava alegre. Assunto era o que não faltava. Um dia, de repente, meus sentimentos foram se revelando no papel em forma de poesia… Foi o começo do começo. Mas até aí não me imaginava escritora.
Quando me tornei professora, adorava contar histórias pros meus alunos. Um dia, resolvi inventar histórias especialmente pra eles. Foi nesse momento que nasceu o desejo de ser escritora. Levei anos pra publicar o meu primeiro livro e realizar esse sonho. Depois que isso aconteceu, um mundo novo se abriu pra mim. E nunca parei de ler livros de literatura, porque sei que esse tipo de leitura alimenta as ideias da gente. E as ideias são fundamentais pra criar histórias.
Escrevi O menino de olhar apertadinho que enxergava longe pra homenagear meu marido. Ele foi um menino criado numa casa grande, com quintal enorme, rodeada de passarinhos fora das gaiolas. Sua infância foi feliz, entre muitos irmãos, muitas árvores, crianças vizinhas e liberdade pra brincar, brincar, brincar até cansar…
Assim como um passarinho, minha imaginação pediu licença poética e voou pra espiar um pouco da infância desse sempre menino de olhar apertadinho e contar pra todo mundo algumas das suas travessuras, misturando um pouquinho de verdade com um pouquinho de invenção, é claro.
Este livro, vou confessar, é uma declaração de amor pro meu marido. E isso não é invenção.

Receba as novidades da Autêntica infantil e juvenil
Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.