Sobre nós

Autêntica completa dezenove anos de existência

Criada em 17 de setembro de 1997, a Autêntica Editora se consolidou no mercado editorial brasileiro ao longo desse período tornando-se referência na área acadêmica. Sempre fiel à sua perspectiva de lançar livros de qualidade, buscar assuntos inovadores e, ao mesmo tempo, diversificar o catálogo para atender às demandas de seu cada vez mais abrangente público, a casa tornou-se, em 2011, um grupo – o Grupo Editorial Autêntica. Com títulos em áreas variadas, o grupo possui quatro editoras: a Autêntica Editora, com foco em livros nas áreas de Ciências Humanas, literatura brasileira, literatura estrangeira e literatura infantil; a Editora Gutenberg, com títulos de interesse geral; a Editora Nemo, destinada à publicação de quadrinhos, graphic novels e livros voltados ao universo geek; e a Vestígio, voltada exclusivamente para a publicação de romances policiais.

Confira nossos prêmios →

Autêntica Editora

A Autêntica conta com mais de 700 publicações em seu catálogo. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, a editora foi crescendo com o passar dos anos e passou a publicar livros com temas mais abrangentes e diversificados, como literatura brasileira e estrangeira de qualidade, com nomes de peso como Maura Lopes Cançado, Ferreira Gullar e Virginia Woolf.

O catálogo contempla também obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Biblioteca Escolar, Linguística, Educação, entre outros. A editora assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores. Exemplos dessa empreitada são a tradução bilíngue (latim-português) da Ética, de Spinoza, e o Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. Em 2011, criou a coleção Filô, contemplando autores clássicos e contemporâneos da Filosofia, que vão de Platão e Espinosa, a Walter Benjamin, Giorgio Agamben e Slavoj Žižek. Publicações importantes em áreas mais específicas da Educação, como Pedagogia/Formação de Professores, Filosofia da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Matemática, Ensino da Escrita e da Leitura, História da Educação, entre outras, integram o catálogo.

Atualmente, a editora aposta em publicações de luxo, com capa dura e acabamento sofisticado, de nomes como James Joyce, Rubem Braga, Campos de Carvalho, Foucault e Thomas Moore. Além disso, é a responsável pela publicação de O Sumiço, tradução em língua portuguesa de La Disparition, romance de Georges Perec todo escrito sem a letra “e”.

Autêntica Infantil e Juvenil

Com coordenação da editora e escritora Sonia Junqueira, a Autêntica passou a publicar, desde 2008, títulos voltados para crianças: textos literários de qualidade, em linguagem adequada a várias faixas etárias, em livros visualmente atraentes ilustrados por grandes profissionais. Já são cerca de 135 títulos no catálogo, obras de autores e gêneros variados norteadas por princípios como a ética, a solidariedade, a aceitação do diferente, o diálogo criativo e coerente com o mundo e o enriquecimento intelectual, afetivo, emocional, sempre permeados por valores humanos e cidadãos.

Prova de que a seleção vem sendo criteriosa é que diversos livros do selo já foram contemplados em seleções de Secretarias de Educação de vários estados brasileiros e/ou escolhidos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). As obras No risco do caracol e Ouro dentro da cabeça, ambas de Maria Valéria Rezende, O tamanho da gente, de Murilo Cisalpino, ganharam o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL): a primeira em 2009, 2º. lugar na categoria infantil; a segunda, em 2013, 3º. lugar na categoria juvenil; e a terceira em 2010, como a terceira melhor ilustração de livro infantil ou juvenil; vários outros títulos foram selecionados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para o Catálogo especialmente produzido para a Feira de Bolonha, na Itália.

Em 2015, o selo passou a investir em publicações de sucesso internacional para o público infantojuvenil, trazendo para o catálogo obras como os três primeiros volumes da Série Moomins. Traduzida para 49 idiomas e com mais de 15 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, a série, da autora finlandesa Tove Jansson, traz as ilustrações originais e edição com capa dura. Nesse mesmo ano foi lançada também uma edição especial de O Pequeno Príncipe, em duas versões - capa dura e brochura – traduzida por Gabriel Perissé, que procurou aproximar a linguagem do leitor de hoje sem perder o tom clássico e a poesia que imortalizaram a obra.

Em 2016, também em capa dura, serão lançados os dois primeiros volumes da série norueguesa Assustadora Stella, da jornalista e escritora Unni Lindell. A série já foi traduzida para diversos idiomas e é sucesso nos países nórdicos e em vários outros países da Europa, e chega agora ao Brasil por intermédio da Autêntica.

Compromisso com a Educação

Além de investir na qualidade de suas publicações e no compromisso com seus leitores, a Autêntica se firma como uma editora aliada a educadores, pesquisadores e demais envolvidos com a educação em suas várias vertentes. Por meio de coleções como Biblioteca Universitária; Ensino de Filosofia; Conversas com o Professor; Pensadores & Educação; Temas & Educação; Linguagem e Educação; e Literatura e Educação, a Editora segue fortalecendo, cada vez mais, seus canais de comunicação e aumentando sua fatia de participação no mercado editorial brasileiro. Consolidou-se como uma das editoras que mais tem sucesso em vendas governamentais, inclusive no PNBE do Professor. Em parceria com o Grupo de Trabalho Formação de Professores, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), a Editora Autêntica publica a revista eletrônica Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, disponível gratuitamente no site.

Editora Gutenberg

Criada em 2003, a Gutenberg é reconhecida principalmente por apostar na literatura nacional e investir fortemente em segmentos variados para os públicos jovem e adulto, sempre revelando novos talentos em diversos gêneros, como fantasia, romance, distopia, suspense, chick-lit, entre outros. Com um catálogo versátil, a editora também investe em romances históricos para entretenimento, biografias de personalidades da música, livros de negócio e light business, voltados para o público geral com uma linguagem mais acessível.

Entre os autores da casa, figuram best-sellers como Paula Pimenta e Bruna Vieira. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, Paula Pimenta é a escritora mais amada pelos jovens brasileiros, principalmente por estabelecer uma forte identificação entre seus personagens e seus leitores. Suas principais séries, Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, abordam com delicadeza e profundidade questões familiares, escolares e afetivas. Atualmente, ela é considerada a autora brasileira com mais livros vendidos na lista Nielsen-Publishnews.

Eleita a jovem brasileira mais influente em moda, comportamento e internet, com mais de um milhão de fãs na sua página do Facebook, Bruna Vieira publicou seu primeiro livro, Depois dos quinze, em 2012 e posteriormente lançou mais quatro títulos que juntos já venderam cerca de 300 mil exemplares.

Em uma parceria inédita entre Paula Pimenta, Bruna Vieira, Babi Dewet e Thalita Rebouças, a Gutenberg conquistou a liderança do ranking de livros mais vendidos por mais de 10 semanas com o título Um ano inesquecível, uma coletânea de contos ambientados em cada uma das estações do ano.

Seguindo com a premissa de revelar autores nacionais, a Gutenberg já publicou obras de romancistas como Anita Deak, Enderson Rafael, Leila Rego, Clarissa Corrêa, Maria Clara Mattos, Liliane Prata, e autores de literatura fantástica, como Eric Novello, Bárbara Morais, Felipe Castilho e Jim Anotsu.

Nomes frequentes nas listas de mais vendidos do mundo todo, como Leigh Bardugo, Mike Mignola, David Baldacci e Maya Banks também marcam presença no catálogo de publicações internacionais de destaque, além de Andrew Smith, Jennifer Brown, Jerry Spinelli e A.S. King, que abordam temas e discussões importantes como abuso sexual, questão de gênero e bullying.

Recentemente, a Gutenberg começou a apostar no segmento de romances históricos e contemporâneos com o objetivo de trazer histórias envolventes e inesquecíveis aos seus leitores. As principais autoras do catálogo são Tessa Dare, Sarah MacLean, Lisa Kleypas, Lorraine Heath, todas best-sellers do New York Times.

Editora Nemo

O Grupo Editorial Autêntica partiu, em 2011, para uma grande empreitada: os quadrinhos. E para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, a Editora Nemo foi criada.

A proposta inicial da Nemo era reunir nomes mundialmente reconhecidos das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que compõem o catálogo da editora estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, criador do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas, o genial Enki Bilal e o surpreendente Frederik Peeters. O catálogo é também composto por vários talentos dos quadrinhos nacionais, como Flavio Colin, Will, Lillo Parra, José Aguiar, entre outros. O time de autoras nacionais da Nemo conta com as premiadas quadrinistas Lu Cafaggi, Bianca Pinheiro, Fernanda Nia, Fefê Torquato e roteiros da best-seller Paula Pimenta.

Cumprindo com brilhantismo sua proposta inicial, a editora viu a necessidade de trazer também a publicação de graphic novels com temáticas de relevância, como questão de gênero, abuso sexual, misoginia e responsabilidade social para o Brasil. Céline Fraipont, Pierre Bailly, Ugo Bertotti, Mana Neyestani, Power Paola, Margaux Motin, Pénélope Bagieu, Julia Wertz e muitos outros incorporam o time de autores que prometem romances gráficos instigantes e inesquecíveis. Com a proposta de combater o preconceito existente no segmento, a editora agora aposta em publicações de autoria feminina para mostrar que, mais do que nunca, as mulheres têm produzido quadrinhos de qualidade no mundo todo.

Em 2015, a editora assumiu o desafio de publicar também livros voltados ao universo Geek, como as aventuras protagonizadas por personagens de LEGO e as que se passam no ambiente do jogo Minecraft. Destas últimas, A espada de Herobrine e A vingança de Herobrine, do brasileiro Jim Anotsu, encontraram grande repercussão, tendo seus direitos de tradução vendidos para países como Portugal, França, Alemanha e Reino Unido.

A direção executiva da Nemo é de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos.

Vestígio

O Grupo Autêntica lançou, em 2013, a Editora Vestígio. Criada para abarcar romances policiais, o objetivo é oferecer literatura policial de qualidade, com obras consagradas de autores estrangeiros e livros inspirados em clássicos do cinema.

Em seu catálogo, estão presentes autores europeus referências nos gêneros de thrillers, scandi crime e suspenses históricos, como Kristina Ohlsson, Pierre Lemaitre, Massimo Carlotto, Guillaume Prévost, Leena Lehtolainen, entre outros.

A Vestígio também aposta em publicações para o público juvenil, trazendo histórias de personagens icônicos da literatura policial, como Jack, o Estripador, e Sherlock Holmes, o detetive mais popular do mundo.

Livros-reportagem e livros investigativos inspirados ou que inspiraram obras cinematográficas também marcam presença no catálogo da editora. Entre essas publicações, está o ganhador do Oscar de melhor filme e melhor roteiro original em 2016, Spotlight: segredos revelados, uma série de reportagens do jornal The Boston Globe que desvelou os casos de abuso sexual de crianças por padres católicos.

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional, Horsa I, 23º andar , Conj. 2301 Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940, Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080, Tel. (21) 3179-1975