Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro relata a história de pessoas que superaram grandes traumas

02/09/2010 — ADCom Comunicação

A coragem que vem de dentro traz relatos de homens e mulheres que sofreram grandes perdas e traumas, mas conquistaram muita sabedoria por meio destas experiências

Histórias de pessoas comuns, que enfrentaram os mais diversos obstáculos, estão reunidas em A coragem que vem de dentro – histórias de pessoas que superaram grandes traumas (Gutenberg, R$ 29,00, 144 páginas, formato 15,5cm x 22,5cm – 0800 28 31 322). O livro narra a trajetória de dez brasileiros que, não se deixando intimidar pelo preconceito, venceram não só as adversidades geradas por uma sociedade que pode ser profundamente cruel, como também as limitações físicas e emocionais, alçando voos acima do esperado por elas próprias. O lançamento está marcado para o dia 21 de setembro, terça-feira, às 19h, na Livraria Leitura – Pátio Savassi, Avenida do Contorno, 6061 – Lojas 235/236 – Savassi, Belo Horizonte.
Para escrever o livro, Staël Gontijo* viajou Brasil afora atrás das mais profundas emoções humanas para brindar o leitor com grandes lições de coragem, perseverança e solidariedade, e confessa nunca antes ter imaginado escrever algo semelhante. “Conheci fracassos, é claro, mas vi gente talentosa inventando saídas, encontrando na dor uma trilha para a transcendência, descobrindo a maestria do otimismo, abrindo caminho rumo à clareza a passos às vezes pequenos e incertos, às vezes súbitos e gigantescos”, declara.

A intenção da obra é apresentar a trajetória de outrem como fonte de aprendizado, já que os homens e mulheres que têm suas histórias narradas ao longo do livro solucionaram problemas de maneira admirável, seguindo fielmente a definição dada pelos psiquiatras para o termo superação: capacidade de interpretar acontecimentos estressantes e incorporá-los dentro de um plano pessoal de metas, transformando-os em algo consistente com o sistema de valores do organismo e não em algo perturbador.

São histórias como da curitibana Christiane Yared que, após recolher seu filho no asfalto num acidente que envolvia um influente político da cidade, criou uma rede de apoio a mães em busca de justiça; o paulistano Luiz Mendes, condenado à pena de 132 anos, autodidata inclusive em francês e finalista no prêmio Jabuti; além de relatos como o de Marcos Rossi, que mesmo sem braços e sem pernas, percorre o país num humor invejável, ministrando palestras, além de praticar mergulho e tocar em escola de samba.

Há ainda histórias como a do jornalista mineiro Oswaldo Braga, que desafiou a suposta estabilidade de um casamento e dois filhos para se unir ao verdadeiro amor de sua vida e, juntos, dirigem uma das maiores ONG’s do país em prol dos direitos homossexuais.

Temas como síndrome do pânico, paraplegia, albinismo, entre outros são apresentados numa narrativa que convida o leitor à análise do “eu” por meio do outro, ao mesmo tempo em que lhe propõe a busca de novas perspectivas pessoal e social.

Histórias com altos e baixos, dramas e sofrimentos quase intransponíveis, com a capacidade de mexer fundo com o leitor, obrigando-o a questionar a própria coragem adormecida. “A coragem que vem de dentro – histórias de pessoas que superaram grandes traumas” resulta do esforço de reunir e integrar aquilo que parece ser um consenso entre os entrevistados a respeito das bases de suas vitórias: Superar é possível, basta acreditar.

Staël Gontijo é jornalista especializada em roteiro e imagem e assessoria de comunicação institucional. Correspondente da revista espanhola Scapada, estreou na literatura com o livro “Cogumelo de Espuma – os bastidores de uma política que mata”, em novembro de 2008. Esgotado no Brasil, a segunda edição do romance foi lançado em 2009 na versão e-book e, neste ano, ganhou sua primeira edição estrangeira, que será lançada em Madri até outubro.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.