Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Romance juvenil narra as aventuras e desventuras de um homem em busca de aprender a ler

11/12/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Nessa emocionante história que retrata a vida de inúmeros brasileiros, a prestigiada escritora Maria Valéria Rezende narra as aventuras e desventuras de um homem que correu sérios perigos, andou o Brasil inteiro, enfrentou trabalho escravo no corte ilegal de árvores na Amazônia, passou por um garimpo em que a vida era subumana, sofreu solidão e privações, tentando achar um tesouro “nem de prata nem de ouro: de coisa mais preciosa”. Em Ouro dentro da cabeça, lançamento da Autêntica Editora, a autora convida o leitor a mergulhar na vida de Coisa-Nenhuma – mais tarde, Marílio da Conceição –, o personagem principal, com seus anseios e sua luta, e um final surpreendente.

“No fim da longa jornada, que valeu uma vida inteira, quando eu estava perdido, sem saber por onde ir, foi que encontrei o tesouro na frente das minhas vistas, onde o olho desprevenido só vê miséria…”. Com essas palavras, se apresenta ao leitor o protagonista, que nasceu e cresceu sem conhecer os pais, foi criado pela avó e, ao longo de sua trajetória, conhece pessoas que farão de sua vida uma história de superação, conduzindo-o por caminhos que ele mesmo não esperava conhecer.

Envolvida com a ficção desde o ano de 2001, Maria Valéria convida o público juvenil, num texto repleto de sensibilidade, para o universo do analfabetismo, além de ensejar uma reflexão sobre a importância de saber ler e escrever, as dificuldades pelas quais passam as pessoas que não sabem e a aprendizagem da leitura como uma conquista cidadã. Discute, ainda, a exploração predatória e o trabalho escravo em determinadas regiões do Brasil. As ilustrações de Diogo Droschi, que neste Ouro dentro da cabeça trabalhou com colagens digitais, aparecem a cada início de capítulo, fortalecendo a história e recriando, em belas imagens, momentos-chave da trajetória de Marílio da Conceição.

Sobre a autora do texto – Maria Valéria Rezende nasceu em 1942, em Santos, SP, onde viveu até os 17 anos. Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e Sociologia, vive há mais de 30 anos na Paraíba, dedicando-se à educação popular, à literatura e à formação de leitores e escritores. Desde 2001, tem publicado livros de poesia e ficção para gente de qualquer idade, parte deles premiados, alguns traduzidos e publicados em outros países. É cofundadora e continua participando do Clube do Conto da Paraíba, tribo nômade que vaga há oito anos por João Pessoa. Pela Autêntica, publicou também os infantis No risco do caracol e Hai-quintal e o juvenil Histórias daqui e d’acolá.

Sobre o ilustrador – Diogo Droschi nasceu em 1983, na cidade de Belo Horizonte, MG, onde ainda vive. É formado em Design Gráfico pela UEMG e em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da UFMG. Para a Autêntica Editora, ilustrou os livros Histórias daqui e d’acolá, Vagalovnis, Desenrolando a língua e Micrômegas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.