Grupo Autêntica

James Matthew Barrie

J. M. Barrie (James Matthew Barrie), o nono de dez filhos, nasceu na Escócia, em 1860, e faleceu em Londres, em 1937. Formou-se na Universidade de Edimburgo em 1882. Ainda estudante, tornou-se crítico de teatro e passou a fazer parte de um grupo de debates, o que o ajudou a superar a timidez. Após um breve período escrevendo para o _Nottingham Journal_, mudou-se para Londres, onde passou a publicar artigos e contos, sempre cheios de humor.

Escreveu peças teatrais e livros durante quase toda a vida, a maioria para o público adulto, inclusive a peça The Boy Who Wouldn’t Grow Up_ [O menino que não queria crescer], de 1904, que deu origem ao personagem Peter Pan, sua mais famosa criação. Em 1911, o romance _Peter and Wendy – ou _Peter Pan_ – foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling – Wendy, João e Miguel – que acompanham Peter Pan em uma viagem pela Terra do Nunca, onde enfrentam o Capitão Gancho e seus piratas, além de muitos outros perigos.

Há quem diga que J. M. Barrie se inspirou em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma viúva que o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. De fato, ele se tornou tutor dos garotos depois da morte de Sylvia até 1937, quando morreu devido a uma forte pneumonia. Ainda em vida, doou os direitos autorais da história de Peter Pan ao hospital pediátrico Great Ormond Street.

James Matthew Barrie
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.