Grupo Autêntica

Autêntica Business Infantil e juvenil Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

O império do ouro vermelho

A história secreta de uma mercadoria universal

(autoria), Arnaldo Bloch (tradução)

Carregando...

O que você come quando abre uma lata de concentrado, coloca ketchup no prato ou corta uma pizza? Tomates industriais. Processados em fábricas, embalados em barris de concentrado, eles circulam de um continente para outro. Toda a humanidade os consome, mas ninguém os vê.

Onde, como e por quem esses tomates são cultivados e colhidos?

Buscando as respostas para essas perguntas, Jean-Baptiste Malet viajou dos confins da China à Itália, da Califórnia ao Gana, em uma investigação única e original que durou dois anos. Conheceu comerciantes, colhedores, empreiteiros, camponeses, geneticistas, fabricantes de máquinas, um “general” chinês e até mesmo integrantes da máfia para comprovar que o tomate, mais que apenas uma matéria-prima, é uma síntese da economia mundial.

O império do ouro vermelho nos fala sobre o capitalismo globalizado. Esta é a história secreta de uma mercadoria universal

__________________________________________

A força do livro, que o torna comparável a Gomorra, de Roberto Saviano, é dar contornos aos mecanismos alucinados do lucro globalizado invisível e mostrar, por fim, como eles semeiam a destruição do tecido social e a miséria humana, também invisível. Este livro consegue o feito de conectar o capitalismo infinitamente grande à infinita pequenez da miséria humana.
Les Echos

Em uma pesquisa realizada em quatro continentes, o jornalista Jean-Baptiste Malet relata os excessos do capitalismo por meio da indústria do tomate. Máfias, poluição, exploração, falta de transparência: tudo isso revela como uma fruta se tornou a representação da especulação financeira descontrolada.
Le Figaro

Esta publicação, que traça um retrato de nossa indústria em uma luz pouco favorável, expõe os negócios de algumas companhias inescrupulosas e já causou uma onda de desconfiança sobre produtos derivados do tomate entre consumidores franceses e europeus.
Tomato News

Páginas: 240 • Formato: 16 x 23 cm • Acabamento: Brochura • Título original: L'Empire de l'or rouge: Enquête mondiale sur la tomate d'industrie • ISBN: 9788554126476 • Código: 14173 • Editora Vestígio • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 07/2019

R$ 46,90



Receba as novidades da Editora Vestígio
Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.