Os Saltimbancos
de Chico Buarque, Sergio Bardotti, Luis Enriquez Bacalov (texto), Ziraldo (ilustração)

Sinopse

Inspirada em “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e voltada ao público infantil, a obra do músico e escritor Chico Buarque, em parceria com Sergio Bardotti (letras) e Luis Enriquez Bacalov (músicas), valoriza o respeito e a solidariedade. Nessa aventura de quatro bichos que, sentindo-se ameaçados e explorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade em busca do sonho de formar um conjunto musical, escapando da opressão, evidencia-se, também, uma alegoria política. O livro, clássico, ainda conta com as ilustrações de Ziraldo.

Páginas: 36 • Formato: 21 x 27 cm • Acabamento: Brochura • Faixa etária: a partir de 8 a 12 anos • ISBN: 9788551301081 • Código: 0683L18602 • Autêntica infantil e juvenil • Edição: 10
Tema: Família, amigos e escola /Amizade e solidariedade. Gênero: Teatro


Autoria

Chico Buarque
Nasceu em 1944. Compositor, cantor e escritor, sua vasta obra começou a obter reconhecimento nacional e internacional a partir da música “A banda”, uma das vencedoras do Festival da Música Popular Brasileira, em 1966. Traduziu e adaptou para o português o musical de sucesso Os Saltimbancos, que teve estreia histórica em agosto de 1977, no Rio de Janeiro. Também para as crianças, escreveu Chapeuzinho Amarelo. Recebeu três vezes o Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano: em 1992, com Estorvo, em 2004, com Budapeste e em 2010, com Leite derramado. Mora no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e continua se dedicando à música e à literatura.

Sergio Bardotti
Nasceu em Pavia, Itália, em 1939. Compositor premiado, assina canções de sucesso da música popular italiana e trilhas sonoras de filmes. Foi parceiro de Chico Buarque, Toquinho e Vinicius de Moraes, e é considerado um dos responsáveis pela difusão da música brasileira na Itália. Com Luis Bacalov, foi criador do musical infantil I musicante, posteriormente trazido para o Brasil por Chico Buarque como Os Saltimbancos. Faleceu em 2007, em Roma.

Luis Enriquez Bacalov
E um renomado pianista, compositor, arranjador e diretor de orquestra, famoso por suas composições para trilhas sonoras do cinema italiano. Nasceu na Argentina, em 1933, e chegou à Itália em 1959, onde reside até hoje. Indicado duas vezes ao Oscar, venceu o prêmio de música original para o filme O carteiro e o poeta, em 1996. Atualmente é o maestro principal da Orquestra della Magna Grecia, em Taranto.

Ilustração

Ziraldo
Nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1932. Pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor, sua fama começou na década de 1960, com A turma do Pererê, sua primeira revista em quadrinhos. É autor de O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais do país. Além de suas obras autorais, contribuiu com ilustrações para clássicos da literatura infantil brasileira, como Os Saltimbancos e Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque.