Grupo Autêntica

Contemporânea Newsletter
O Cardeal da Resistência

O Cardeal da Resistência

As muitas vidas de dom Paulo Evaristo Arns

LIVRO

R$ 54,90

Temporariamente indisponível

Distribuidores e Livrarias:
Temporariamente indisponível

Carregando...

Você pode começar a ler O Cardeal da Resistência por qualquer um dos 65 capítulos. Essa é uma das novidades deste livro, que narra de maneira amigável e acessível a verdadeira revolução que dom Paulo Evaristo Arns promoveu em São Paulo e no Brasil desde que chegou na capital paulista, em 1966, como bispo-auxiliar da Zona Norte da cidade. Nomeado arcebispo de São Paulo em 1970, permaneceu no cargo por 28 anos, até 1998, quando, ao se aposentar, se tornou arcebispo emérito. Em 2013 ele completou 40 anos de cardinalato e 92 de vida, e é o cardeal mais antigo da Igreja Católica.

Em todos os capítulos você vai encontrar uma ação de dom Paulo em defesa dos oprimidos e dos Direitos Humanos, contra a censura, a favor da liberdade, incentivando a organização do povo em comunidades, apoiando os movimentos sociais, denunciando a tortura e enfrentando militares, independentemente das patentes, oferecendo a Catedral da Sé para missas e cultos ecumênicos de repúdio à ditadura.

Tudo isso está contado através de 359 ilustrações, entre fotos, trechos de documentos, recortes de jornais e revistas, desenhos, charges e um texto simples e coloquial que apenas alinhava as várias informações, como o fato de dom Paulo ter sido a voz firme e serena que primeiro denunciou ao mundo: “O jornalista Vladimir Herzog foi assassinado!” (E não “cometeu suicídio”, como queria o regime militar).

Você vai encontrar também depoimentos de muita gente que viveu passagens memoráveis ao lado do cardeal, como Clarice Herzog, Ricardo Kotscho, Frei Betto, Fernando Morais, Clovis Rossi, Leonardo Boff, Juca Kfouri, José Carlos Dias, Dalmo Dallari…

Aliás, o autor Ricardo Carvalho sugere que se inicie a leitura pelo capítulo 64. Os profissionais que estiveram juntos na realização do livro têm as seguintes sugestões: Antonio Carlos Fester, escritor, capítulo 23; Angélica Rittes, jornalista e teóloga, capítulo 6; Inês Caravaggi, jornalista, capítulo 12; Maria Angela Borsoi, secretária particular de dom Paulo por mais de 40 anos, capítulo 27.

Está vendo como dá para começar a ler por onde você quiser?

Páginas: 312 • Formato: 22 x 27 cm • Acabamento: brochura • ISBN: 9788565059039 • Código: 29605 • Categoria(s): Ciências Políticas, Ciências Sociais, Direito, Sociologia • Editora Instituto Vladimir Herzog • Edição: 1 • Mês/Ano de publicação: 10/2013


Outros livros deste(s) autor(es)

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.