Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Žižek e Gunjevi? dissecam e reconstroem os três maiores sistemas religiosos do mundo

A relação entre a humanidade e a religião sempre foi um tema filosófico privilegiado, sendo esmiuçado por célebres pensadores de nossa história nas mais variadas perspectivas. Para dar uma abordagem contemporânea, a Autêntica Editora lança no Brasil, pela série Filô Margens, o livro O sofrimento de Deus: inversões do Apocalipse, com tradução de Rogério Bettoni. Aqui, Slavoj Žižek, um dos intelectuais mais articulados do mundo, e o croata Boris Gunjevi?, teólogo radical, fazem uma análise e uma reconstrução dos maiores sistemas de crença da atualidade.

De acordo com Gunjevi?, em sua primeira versão, a obra foi compilada a partir de um material inédito proveniente de um debate sobre a “Monstruosidade de Cristo” entre Slavoj Žižek e John Milbank. “Depois que Bog na mukama (Deus em sofrimento) foi publicado em croata, em 2008, alguns amigos sugeriram que o publicássemos nos Estados Unidos”, explica Gunjevi?. Para isso, Žižek forneceu vários ensaios novos, e essas mudanças acabaram alterando o conceito do livro, mas não sua substância. “O projeto foi pensado não como uma polêmica, mas sim como uma reflexão, uma conversa entre um filósofo e um teólogo, um psicanalista e um padre, que, à primeira vista, não têm nada em comum.”

Os debatedores oferecem uma investigação crítica para recuperar a fé não em Deus, mas no intelecto humano. Com conexões improváveis, o polêmico Žižek põe em xeque o suposto ateísmo ocidental e contempla a ideia desconcertante de um Todo-Poderoso que tanto sofre quanto ora. Gunjevi?, por sua vez, faz a convocação revolucionária de uma teologia que enfraqueça a astuciosa “escravização do desejo” do mundo capitalista. Para isso, descrevem o cristianismo, o islã e o judaísmo com ferramentas hegeliana e lacaniana para mostrar como cada sistema religioso entende a humanidade e a divindade, e como as diferenças entre eles podem ser muito mais estranhas do que parecem à primeira vista.

São oito capítulos, que intercalam os textos dos autores, estabelecendo um diálogo instigante. De Žižek: O cristianismo contra o sagrado; Uma olhadela nos arquivos do islã; Apenas um Deus que sofre pode nos salvar; O olhar animal do Outro. De Gunjevi?: Virtudes babilônicas: palavra da minoria; Todo livro é como uma fortaleza: a carne foi feita verbo; A emocionante aventura da ortodoxia radical: exercícios espirituais; Rezai e observai: a subversão messiânica. Juntos, eles confirmam e analisam a fé no século XX, abalando as estruturas das tradições abraâmicas.

Sobre os autores – Slavoj Žižek é filósofo e crítico cultural e internacionalmente conhecido por sua obra sobre psicanálise. Doutor em Filosofia e em Psicanálise, fundou a Sociedade de Psicanálise Teórica da Liubliana, na Eslovênia, e leciona em diversas universidades do mundo. Polêmico e inovador, já foi chamado, não sem alguma razão, de “o filósofo mais perigoso da atualidade”. Pela Autêntica, publicou O amor impiedoso (Ou: Sobre a crença) (2. ed., 2013).

Boris Gunjevic é doutor em Teologia, pastor da Igreja Evangélica Luterana da Croácia e professor de Liturgia e de História da Filosofia. Desde 1997, leciona em várias escolas e faculdades de Teologia na Croácia e no exterior e tem participado em numerosos debates e simpósios. Entre as disciplinas que leciona estão Teologia Sistemática, Teologia Radical e História da Filosofia.

Ficha técnica:
Preço: R$ 43,00
Páginas: 240
Editora: Autêntica
Formato: 15,5 × 22,5 cm
Acabamento: Brochura
ISBN: 978-85-8217-463-0

Arquivos

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.