Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Time de peso representará o Grupo Autêntica na Bienal Mineira do Livro

Paula Pimenta, Lavínia Rocha, Sophia Nogueira, Leonard Farah, Leonardo Chalub, Marcela Dantés, Ana Elisa Ribeiro, Augusto Massi e Meira Souza fazem parte da programação oficial do evento

A Bienal Mineira do Livro está de volta a Belo Horizonte. Entre os dias 13 e 22 de maio, o mais aguardado evento literário do estado vai receber uma intensa programação cultural, composta de debates com escritores, sessões de autógrafos, atividades artísticas e educacionais. O encontro acontece no BH Shopping e, ao longo de dez dias, tem a expectativa de receber um público de aproximadamente 150 mil pessoas.

O Grupo Autêntica, um dos principais grupos editoriais do país, com sede em Belo Horizonte, estará representado na programação oficial com a participação de nove convidados: Augusto Massi, Lavínia Rocha, Leonard Farah, Leonardo Chalub, Marcela Dantés, Meira Souza, Paula Pimenta e Sophia Nogueira. Ana Elisa Ribeiro, editora da Autêntica Contemporânea, o recém-lançado selo da casa inteiramente dedicado à ficção contemporânea, completa o time de convidados. O Grupo Autêntica também contará com um estande próprio, no qual os leitores terão a oportunidade de encontrar centenas de títulos em promoção.

Para Rejane Dias, diretora executiva da empresa, a realização da Bienal Mineira do Livro é uma ótima notícia, e ela espera que o evento volte a se realizar com regularidade. “Minas Gerais continua apresentando ao país uma produção literária grande e de qualidade para leitores de diversos segmentos; nosso estado também é terreno fértil para o mercado editorial, basta olharmos para o número de editoras que permanecem sediadas aqui, além das criadas recentemente. A Bienal agrega tudo isso e dá novo fôlego ao setor, principalmente após todo o tempo em que estivemos isolados. Por esse motivo, sinto que este será um encontro especial, pois nos proporcionará o grande prazer do reencontro e celebrará o livro, que ganhou um protagonismo imenso durante os anos de pandemia”, afirma.

AUTORES E PÚBLICO SE ENCONTRAM EM PROGRAMAÇÃO VARIADA
A Bienal Mineira do Livro contará com 11 eixos temáticos. Destes, quatro contarão com a presença de autores do Grupo Autêntica.

A estreia será com o autor Leonard Farah. Ele participa do eixo Encontro Educação, apresentando a palestra Liderança – inspirando jovens e adultos. O convidado é um especialista no assunto: como capitão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, liderou a operação de resgate de 33 moradores de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, quando houve o rompimento da barragem de rejeitos em 2015. A experiência deu origem ao livro Além da lama, em que narra os bastidores de atuação da corporação nas primeiras horas após a tragédia. É também autor de Líder, um especialista no impossível, em que conta histórias reais e técnicas de liderança que ajudaram pessoas comuns a conquistar coisas extraordinárias. Os títulos foram publicados pela Editora Vestígio. O encontro do autor com o público acontece no dia 18 de maio, quarta, às 10h30, no Auditório Ouro Preto.

No mesmo dia, às 19h30, é a vez do premiado autor mineiro Leonardo Chalub. Ele conversa com o presidente da Academia Mineira de Letras (AML), Rogério Tavares, no Café Literário. O tema da conversa será A força da literatura de Leo Chalub, e o foco será em como a vivência do autor como capoeirista o ajudou a recriar a história de um dos mais importantes heróis brasileiros, no livro Palmares de Zumbi. Com esta obra, o autor foi vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Juvenil. Recentemente, lançou também o livro Dandara e a falange feminina de Palmares. Os livros foram publicados pela Editora Nemo.

No dia 19 de maio, às 10h, o eixo Eu Criança recebe Lavínia Rocha e Sophia Nogueira, que contarão suas experiências como jovens escritoras. Lavínia Rocha é autora de O mistério da sala secreta (Editora Yellowfante) e de um dos contos afrofuturistas que compõem o livro Raízes do Amanhã (Editora Gutenberg). Já Sophia Nogueira é autora de Esta também é a história do meu irmão (Editora Gutenberg), um sensível relato que mistura biografia e ficção para contar sobre como a vida de uma família se transformou com a chegada de um irmão adotivo.

“Mal consigo explicar a alegria de estar em eventos literários outra vez! Foram tantos encontros, abraços e sorrisos que me construíram como leitora e autora que não cabe em mim a emoção de estar com a comunidade literária presencialmente outra vez. Um brinde ao olho no olho, aos abraços e, claro, àquilo que nos une: literatura! Quem vem comigo?”, convida Lavínia Rocha.

Às 19h30, Ana Elisa Ribeiro conversa com Rogério Tavares, presidente da AML, no Café Literário, sobre seu percurso literário. Além da grande experiência como escritora nos mais variados gêneros, é também editora. Juntamente com Rafaela Lamas, é responsável pela Autêntica Contemporânea, o “caçula” entre os selos editoriais do Grupo Autêntica, inteiramente dedicado à literatura produzida nos dias de hoje.

No dia 20, às 15h30, Marcela Dantés conversa com Sabrina Abreu sobre o exercício da escrita durante a pandemia. O encontro acontecerá no auditório Diamantina e a autora terá a oportunidade de compartilhar um pouco de sua trajetória na literatura brasileira. A belorizontina publicou recentemente seu primeiro título pela Autêntica Contemporânea: João Maria Matilde, um romance sensível sobre laços familiares, loucura, hereditariedade e raízes. Marcela estreou na literatura em 2021 com o romance Nem sinal de asas e com ele foi finalista dos prêmios literários São Paulo e Jabuti do mesmo ano.

Às 19h30, é a vez do professor e jornalista Augusto Massi subir ao palco do Café Literário. Entre outros assuntos, ele falará sobre sua experiência como organizador do livro Os sabiás da crônica, publicado pela Editora Autêntica, e que reúne, pela primeira vez, um time com alguns dos maiores cronistas de todos os tempos: Rubem Braga, Vinicius de Moraes, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Stanislaw Ponte Preta e José Carlos Oliveira. O volume traz 90 textos – 15 de cada autor – que formam um rico painel dos anos 1930 até a virada do século XXI.

O último dia de evento reserva espaço para a participação de Paula Pimenta, autora best-seller da casa. Ela é autora de mais de 20 títulos publicados em diversos países e já vendeu mais de dois milhões de exemplares. A série que a lançou ao estrelato, chamada Fazendo meu filme, está sendo atualmente adaptada para o cinema, com previsão de lançamento para este ano. Outra de suas histórias a ser levada para as telas é o conto Inverno, que integra o livro Um ano inesquecível, franquia que será lançada pela Amazon Prime Video. E é justamente sobre a experiência de ver sua obra transformada para o audiovisual que a escritora conversará com a mediadora Bruna Rezende, no Espaço Conexão Livro, a partir das 14h.

“Estou muito animada para este encontro, porque será o meu retorno às bienais depois de tanto tempo. Será um momento especial e rico, porque o carinho dos leitores sempre me motiva a querer escrever mais e é em oportunidades como essa que fico sabendo o que eles acham das minhas histórias e o que esperam para as próximas. Por isso, quero que esse dia chegue logo, mas já sei que será inesquecível!”, disse a autora.

A Bienal recebe a médica Meira Souza, autora de 12 atitudes para viver feliz e em equilíbrio com seu peso (Editora Vestígio), no qual apresenta uma metodologia própria criada com o objetivo de estabelecer o equilíbrio do organismo e proporcionar a construção sustentável da saúde para todas as pessoas. O bate-papo será mediado por Ana Paula Lage e acontece dia 22 de maio, às 16h, no eixo Conexão Livro.

LIVROS A PREÇOS IMPERDÍVEIS NO ESTANDE
O estande do Grupo Autêntica estará em funcionamento ao longo dos 10 dias de evento. Lá, o público encontrará centenas de livros com preços especiais. O espaço estará localizado no Piso Ouro Preto, Lote 70 a 75, no Estacionamento do BH Shopping.

SERVIÇO: BIENAL MINEIRA DO LIVRO 2022
Tema: “O Reencontro é Real”
Data: 13 a 22 de maio de 2022
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) – Os ingressos já podem ser adquiridos
pela compra on-line no link https://bienal-mineira-do-livro.byinti.com/#/event/bienal-mineira-do-livro-2022
Local: BH Shopping, Estacionamento Piso Ouro Preto – BR 356, nº 3.049, Bairro Belvedere – Belo Horizonte
Site: www.bienalmineiradolivro.com.br

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO AUTÊNTICA: www.grupoautentica.com.br

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.